ginastica

Páginas: 12 (2910 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1.     Introdução
    A Ginástica Acrobática (GA) consiste num conjunto de exercícios realizados com outros ginastas e sem a presença de aparelhos. A GA é caracterizada por um elevado controlo corporal em movimentos de equilíbrio, dinâmicos de flexibilidade e força. Merida, Nista-Piccolo e Merida (2008) reforçam esta ideia, apresentando a GA como uma modalidade desportiva que necessita depoucos recursos materiais, que pode ser desenvolvida com atletas de diferentes constituições físicas e onde se podem proporcionar momentos de trabalho em grupo.
    Para a realização dos movimentos de GA os ginastas podem assumir uma três funções, nomeadamente: base, intermédio e volante. O base deve ser o ginasta mais pesado e mais alto do que os restantes elementos; é o elemento da base da estruturagímnica e deve encontrar a posição mais estável para poder suportar ou transportar o colega (Guimarães, 2002). O volante é o elemento que fica no topo da estrutura gímnica; deve possuir uma boa tonicidade muscular e evitar a realização de movimentos desnecessários. Geralmente o volante é o atleta mais baixo e o mais leve de todos (Astor, 2004; Guimarães, 2002). O intermédio é o ginasta que ficano meio das estruturas gímnicas (Guimarães, 2002) e deve combinar as características dos anteriores (Astor, 2004).
    Gallardo e Azevedo (2007) referem que na GA podemos encontrar dois tipos de movimentos básicos: os movimentos de equilíbrio e os movimentos dinâmicos. Os movimentos de equilíbrio são aqueles em que os ginastas formam e mantêm uma figura por pelo menos três segundos e os movimentosdinâmicos são compostos por uma fase de vôo do volante (Gallardo & Azevedo, 2007).
    Para a realização dos movimentos os ginastas devem executar, de forma segura, dois tipos de elementos técnicos, montes e desmontes. O “monte” é um elemento técnico no qual o ginasta sobe para o parceiro, sem perder contacto com o mesmo e o “desmonte” é um elemento técnico no qual o volante perde o contato coma base, existindo uma fase de vôo prévia entre a projeção e recepção (Almeida, 1994).
    No presente estudo procuramos verificar a evolução técnica, dos ginastas e do elemento gímnico, num período de 4 meses de treino, com dois treinos por semana, com duração de 1,5 hora cada.
2.     Material e método
    A amostra utilizada neste estudo envolveu um total de 19 ginastas praticantes de GA,sendo que 89,5% (17) eram do género feminino e 10,5% (2) do género masculino. Os ginastas apresentavam uma média de idades de 11,4 anos (DP ± 2,1).
    O estudo teve a duração de quatro meses (Outubro a Janeiro) e levou-se a cabo através da avaliação técnica dos alunos (observação de vídeos), controlo de assiduidade (registo durante os treinos) e registo dos tempos destinados aos conteúdos gímnicosnos treinos (observação dos vídeos dos treinos registados durante os quatro meses). Através de um desenho transversal e descritivo (análise de médias e frequências) procuramos resposta para a seguinte questão: qual a relação entre os tempos dedicados aos conteúdos gímnicos e a evolução técnica dos atletas.
    A recolha de dados foi elaborada após o consentimento dos pais/encarregados de educação,técnico responsável e direcção do clube desportivo.
    Para a recolha de dados foi necessário utilizar vários procedimentos. Inicialmente foi criada uma ficha de caracterização do atleta, que nos permitiu recolher os dados para a caracterização geral do grupo nomeadamente ao nível dos anos de prática gímnica, prática de outras modalidades e doenças. O preenchimento das fichas de caracterizaçãofoi levado a cabo pelos encarregados de educação dos mesmos.
    Para o controlo da assiduidade do grupo foi elaborada uma folha de registo onde se assinalaram com zero (0) a ausência do aluno e com um (1) a sua presença nos vinte e um treinos observados. Através da folha de registo de assiduidade (folha de cálculo Excel) podíamos acompanhar a percentagem, mensal e total de assiduidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • ginastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!