Marketing

Páginas: 8 (1893 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Empresas Inovadoras

Usualmente a realização de atividades inovativas, ou a intensidade com que são realizadas, é explicada em razão das características das firmas, das estruturas de mercados, da variação interindustrial, das condições de apropriabilidade e de demanda. A literatura econômica associa positivamente o tamanho à atividade inovativa em razão da maior possibilidade de acesso aocrédito, ou autofinanciamento, dessas atividades, ganhos de escala e escopo para a constituição de departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento. Geralmente, as empresas desenvolvem inovações incrementais e são responsáveis por grande parte do processo de adaptação de novos produtos ou serviços mais adaptados às demandas dos consumidores. Estudos mostram que a problemática para que as empresas se renovemtem a ver com as questões importantes como a política de empreendedorismo e de capacitação e treinamento em gestão empresarial, capacidade organizacional e tecnológica, processo de aprendizado, acesso a conhecimento entre outros quesitos. A capacitação tecnológica das pequenas empresas é um tema de particular relevância, pois segundo a OCDE (1995,1999) 30 a 60% delas nos setores manufatureirossão consideradas inovadoras.

Artigo - Empresa Inovadoras

HYUNDAI

A montadora nasceu oficialmente no dia 29 de dezembro de 1967 dentro do conglomerado Hyndai Engineering and Construction Company, fundado em 1947 por Chung Ju-Yung na Coreia do Sul quando esta ainda se recuperava da guerra, tentando encontrar seu caminho em meio a uma economia global em fase de grande crescimento. Porém,somente em 1974 foi construído o primeiro carro da marca. Em 1976 exportou seu primeiro carro, chamado Pony. Em 1985 lançou o Excel, ano em que inaugurou outra fábrica na Coreia e instalou-se nos Estados Unidos. Mas em 1998, em meio à crise que levou a diversas fusões no país, a Hyundai comprou a Kia, formando o grupo Hyundai Kia Automotive Group. Em 1986 começou a exportar para os Estados Unidos omodelo Excel, ingressando oficialmente no maior mercado consumidor do mundo. Este modelo foi bem aceito inicialmente pelo mercado, mas após a errônea tentativa de baixar o preço, acabou reduzindo junto sua qualidade, o que resultou em uma imagem extremamente negativa da HYUNDAI no que diz respeito à qualidade perante os consumidores americanos. O Excel estava sujeito a problemas de controle dequalidade e precisava frequentemente de trocas de peças. As vendas emperraram, e a HYUNDAI virou motivo de chacota. Sua imagem era tão ruim que o popular apresentador David Letterman do “Late Show” (programa de entrevistas americano com elevados índices de audiência) divulgou uma lista das 10 pegadinhas mais engraçadas para se fazer com os astronautas no espaço, e a número 8 era “colar o logotipo daHYUNDAI no painel de controle da nave”.
A partir de 1998 foi feita total re-estruturação na companhia que utilizava as bases do STP, mudando radicalmente suas estratégias. O filho do fundador Chung Mong-Koo assumiu a empresa e trocou todos os diretores, que eram administradores ou contadores, por engenheiros de formação. Foi a primeira grande mudança. Somente no ano de 1991, a HYUNDAI apresentou oprimeiro motor de fabricação própria, batizado de Alpha, iniciando assim o caminho para a independência tecnológica, dando origem a uma família de motores com invejáveis níveis de desempenho e economia. E um dos principais motivos de orgulho dessa independência tecnológica ocorreu ainda neste mesmo ano, quando a empresa começou a exportar motores para a Mitsubishi. Foi como se o aluno tivessesuperado o professor. Outra estratégia da companhia para se diferenciar foi o fato de ser a primeira montadora a dar garantia de cinco anos nos seus carros, uma ação inovadora no segmento automotivo. Para garantir essa ação, a empresa, que tinha cerca de 100 inspetores, passou a ter mil inspetores de qualidade em sua linha de produção para conseguir manter essa garantia. Em 2005, a empresa chegou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!