resenha

Páginas: 3 (623 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Gravidade do trauma avaliada na fase pré-hospitalar
Atualmente a uma elevação dos índices de mortalidade por motivo de acidente e violência assim tornando-se um grave e sério problema de saúde dapopulação dos países industrializados. No Brasil, a mortalidade por causas externas não difere dos demais países do mundo, uma vez que ocupa o 3° lugar dentre todas as causas de morte.
A avaliação dagravidade do trauma e a instituição de manobras para a manutenção básica da vida, no local do evento, podem representar a oportunidade de sobre vida para as vítimas de trauma até a sua chegada aohospital. Além disso, nessa fase, por meio do processo de triagem, torna-se possível a adequação de recursos humanos e materiais às reais necessidades das vítimas, podendo, desta forma, exercer influêncianas taxas de morbidade e mortalidade. Para tal e de suma importância à existência de serviços de atendimento pré-hospitalar integrado ao sistema de saúde.
Em vários Municípios começou a serimplantado um sistema de atendimento pré-hospitalar denominado Sistema de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU). Em São Paulo mais precisamente em 1990, foi implantado este sistema. Esse sistema visa prestarassistência às vítimas em situação de emergência em vias ou logradouros públicos nos casos de acidente de trânsito, acidente com lesão corporal traumática, tentativa de suicídio, emergência clínica eobstétrica e outras emergências determinadas a critério do médico regulador. O processo de triagem das vítimas atendidas pelo SAMU-SP inclui a aplicação de um índice fisiológico como instrumento deauxílio para a tomada de decisão a partir da avaliação inicial da vítima de trauma.
O trauma determina consequências sociais e econômicas importantes, pois as lesões podem ocasionar a morte ouincapacidade temporária ou permanente da vítima, determinando um alto custo com a recuperação, além de muitas vezes comprometer-lhe a qualidade de vida.
Um dos fatores críticos que interfere no prognóstico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!