proviciais

Páginas: 7 (1529 palavras) Publicado: 5 de janeiro de 2015
ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DOS PRESIDENTES DAS PROVÍNCIAS DO RIO GRANDE DO NORTE E RIO DE JANEIRO
Prof.ª Rosa Fátima de Souza

As informações seguintes contidas nos relatórios dos presidentes das províncias do Rio Grande do Norte (1856, 1875,1885) e do Rio de Janeiro (1865, 1875, 1887), onde o mesmo constará a importância da escola, a situação do ensino primário ou secundário e os problemasda instituição pública.
Analisando o país de um modo geral, temos uma situação onde necessita criar uma nação, onde o país agora está em um governo republicano e a dificuldade é dizer quem é a nação brasileira, é nesse contexto que a escola entra com fundamental importância, é ela quem vai formar o cidadão brasileiro.
Instruir o povo é actualmente o grande pensamento dos governos que, á testa dacausa da civilização e do progresso, querem pela educação realizar o indissolúvel consorcio da ordem e da liberdade; é também o anhelo ardente dos pensadores e moralistas que desejam povos morigerados, para que haja em cada indivíduo um cidadão honesto. (RIO DE JANEIRO, 1874, p. 9).
A escola nos permite aprimorar, tornarmos mais humanos o que dá ideia de progresso, desenvolvimento e modernidade,exatamente o que o Brasil está precisando nessa época, um aprimoramento individual e social, relacionando assim o indivíduo e o estado e transmitindo valores nacionais, cívicos e patrióticos.
Começamos com a análise da província do Rio Grande do Norte no ano de 1856, onde o ensino secundário constituía-se em quatro aulas de latim e uma aula de francês, onde frequentava-se aproximadamente 93alunos, sendo que a população era calculada em 1070 habitantes. Enfatizando que nesse período existia 30 escolas públicas de primeiras letras para o sexo masculino e 7 para o sexo feminino. Comparando com a província do Rio de Janeiro no ano de 1864 as escolas de ensino primário era bem mais frequentadas, chegando a ter em uma única sala de aula de ensino masculino 80 alunos e nas escolas femininasuma frequência de 35 alunas.
Voltando agora para a província do Rio Grande do Norte, referente ao ano de 1875, podemos observar na citação a seguir os males que ainda atingiam o país relatados pelo presidente da província.
[...] falta de cultural intelectual, da ignorância da maioria dos cidadãos, da consciência obscura dos deveres de cada um, da má direcção da mocidade, da rotina e estadoestacionário dos methodos de ensino e da incerteza dos princípios morais e das crenças religiosas. (RIO GRANDE DO NORTE, 1875, p.28)

Em relação ao ensino primário, existia 96 escolas públicas, sendo 67 para o sexo masculino e 29 para o feminino, totalizando assim 88 escolas públicas. Já as particulares eram 46 no total, 38 para o sexo masculino e 9 para o feminino, de um modo geral estavamfuncionando nesse período 134 escolas de instrução primária. A matricula das escolas de ensino primário públicas e particulares chagava à 6347 alunos de ambos os sexos, porém, permanecendo apenas 4622 alunos nessas instituições. Apesar do grande número de alunos, as escolas não estavam providas exatamente de móveis e utensílios adequados para o ensino e em alguns lugares os professores por falta desubsídios do governos lecionavam em suas próprias residências. Essa mesma realidade se encontrava na província do Rio de Janeiro, no ano de 1875 foram fechadas aproximadamente 62 escolas onde lecionavam professores provisórios, um dos motivos foi o orçamento, mesmo porque a legislação não permitia despesas com os professores e essas escolas não recebiam subsídio do governo para se manter, apesar demuitas dessas estarem sendo bem frequentadas. No entanto nesse mesmo ano foi mandado para algumas escolas mobílias, instrumentos e utensílios. Além dessas escolas fechadas, todas as de ensino misto que não tinham frequência maior de 10 alunos, foram suspensas. Com isso, algumas pessoas de grande influência na sociedade, que não queriam que essas escolas fossem fechadas, começaram a desenvolver meios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!