Promover destilação na minirrefinaria com solventes reativos

Páginas: 4 (797 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
SUMÁRIO





















1. INTRODUÇÃO

O processamento do petróleo, após passar pela dessalga, inicia-se pela operação de destilação. A destilação envolve a separaçãodas moléculas por suas diferenças na pressão de vapor, que diminui com o aumento do peso molecular, aromaticidade e polaridade, ou seja, é inversamente proporcional ao ponto de bolha. Esta operação édividida em duas etapas: a destilação atmosférica e a destilação a vácuo.
A primeira consiste na destilação do petróleo em pressão aproximadamente atmosférica e temperatura até 300°C. Obtém-se atéfrações leves, como gás, querosene, gasolina, óleo diesel, etc., e frações pesadas como o óleo lubrificante e o resíduo atmosférico. Essa etapa é limitada a 350°C no refervedor, visto que a partirdessa temperatura e pressão alguns compostos se decompõem porque a energia necessária para evaporação de uma molécula excede a energia requerida para quebrar ligações intramoleculares.
A segunda etaparealiza a destilação do resíduo atmosférico em pressão inferior à atmosférica, ou seja, a vácuo. O vácuo permite obter destilados de alto ponto de bolha e aprofundar o fracionamento da carga sem suadecomposição térmica. Nessa etapa obtêm-se frações mais pesadas que na destilação atmosférica, como o gasóleo leve, o gasóleo pesado e o resíduo de vácuo. A temperatura obtida em pressão reduzidapode ser convertida em uma temperatura em que o material entraria em ebulição sob pressão atmosférica, esse é o chamado ponto de bolha atmosférico equivalente (AEBP).

1. OBJETIVOS

Promoverdestilação na minirrefinaria com solventes reativos sob condições operacionais de pressão e temperatura diferentes uma da outra.
2. REVISÃO DA LITERATURA
Os estudos que abordam o método de destilação ofazem à pressão atmosférica até aproximadamente 210ºC, em média, seguida pelo fracionamento sob pressões reduzidas até 400ºC, cujas medidas da temperatura nesta última condição são traduzidas para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração com solventes reativos
  • Extração de solventes reativos
  • Extração com Solventes Reativos
  • Extração com solventes reativos
  • Extração de solventes reativos
  • Extra O Com Solventes Reativos
  • Separaçao por destilacao, cromatografia e extracao de solvente
  • Reativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!