059699181031

354 palavras 2 páginas
RELATÓRIO DE PESQUISA

No dia 24 de abril de 2013 os acadêmicos do primeiro período do curso de administração da faculdade do norte goiano – FNG, realizaram trabalho de pesquisa na Ficap (Feira de Indústria, Comércio e Agronegócio de Porangatu), fundamentado na disciplina de Contabilidade, orientado pelo professor João Arlindo Prado Gusmão, com o objetivo de verificar o conhecimento dos empresários da região norte de Goiás com base na contabilidade empresarial.
Foram entrevistados os representantes de três empresas, Há quanto tempo está empresa reside em Porangatu – GO? Qual é a contribuição que a contabilidade tem trazido para sua empresa? Quais são as informações ou melhorias que o Senhor (a) desejaria ter para melhorar suas atividades? Dentre as empresas entrevistadas, duas apresentaram conhecimento mínimo e apenas uma mostrou ter estrutura qualificada na área em analise, tanto que possui contador que atua dentro da própria empresa.
Constatamos que duas empresas possuem o mínimo de conhecimento na área, não sendo capacitadas para reconhecer falhas no sistema e nem mesmo sabem qual é a real importância da contabilidade para o crescimento e estruturação de um bom negócio.
Trocando informações com os colegas, sobre as empresas entrevistas por eles, notamos a deficiência de informações, se fossemos fazer uma análise estatística sobre o conhecimento contábil dos proprietários das empresas de Porangatu, notaríamos que cerca de 10% apresentam o conhecimento necessário sobre o tema.
Por meio das entrevistas podemos perceber que existe uma grande carência é ate falta de interesse por parte dos comerciantes no que tange o assunto contabilidade, deixando isso a cargo dos seus contadores, porém em alguns casos os mesmos não transmitem com clareza os fatos ocorridos no âmbito da contabilidade empresarial. Como alunos de administração percebemos a importância da contabilidade na administração de negócios, usando-a como forma de avaliação, busca de resultados e

Relacionados