projeto versos

Páginas: 12 (2837 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
PROJETO VERSOS COLORIDOS – ONDE ESTÁ A POESIA?

INTRODUÇÃO
O poema é um gênero textual com características próprias que permite através da sua linguagem polissêmica o desenvolvimento da imaginação, do senso crítico, da expressão oral e escrita e do vocabulário. O brincar possibilita o desenvolvimento da linguagem, da inteligência, dos valores e da socialização. E o ensino de arte desenvolve apercepção, observação e a sensibilidade do educando.
A leitura e a literatura estão inseridas nas mais diversas situações do nosso cotidiano, atualmente encontram-se dificuldades em estimular a criança para a apreciação de boas leituras. A necessidade de boa leitura na escola e a falta do hábito de ler dos educados é uma realidade, portanto, é nosso dever estimular e facilitar o acesso a essaatividade. Cabe à escola estimular no educando o gosto pela poesia, mostrando sua importância.
A poesia proporciona aos alunos o entendimento e interpretação de uma forma muito prazerosa, bem como viabiliza mecanismos para o desenvolvimento das atividades de leitura, linguística e artística. Oferecendo oportunidade ao educando de reescrever e reinventar, o mesmo coloca sua criatividadeconcomitantemente interage com o texto.









OBJETIVO
REFERENCIAL TEÓRICO
A linguagem é o instrumento pelo qual o ser humano se comunica, tem acesso à informação, expressa seu pensamento, articula ideias e produz cultura. E para tanto, faz-se necessário o domínio de uma língua. Aprender uma língua significa conhecer e compreender os signos linguísticos e seus significados e refletir sobre anatureza da comunicação, suas intenções nas diversas situações de interação sociais que exigem modos diversos de expressão da linguagem.
O ensino de Literatura deve estar integrado ao ensino da Língua Portuguesa, pois o texto literário suscita o imaginário, desperta as emoções, desenvolve a sensibilidade estética, a expressão linguística, favorece a construção de conhecimentos e ainda diverte.A poesia (gênero literário) é a expressão de nossos sentimentos, valores e visão de mundo, porém, ela se materializa no poema. A fantasia, a sensibilidade e o predomínio da linguagem afetiva caracteriza o campo da poesia e da infância e, por isso, a experiência que a criança deve ter na escola em relação à poesia é aquela em que o seu valor artístico seja trabalhado de forma lúdica e prazerosa,na qual a música, os jogos e as brincadeiras façam parte desse universo, como argumenta Cunha (1994):
No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela.Existem determinados elementos formais que caracterizam um texto poético - como por exemplo, o ritmo, os versos e as estrofes - e quedefinem a métrica de uma poesia.A métrica de um poema consiste na utilização de recursos literários específicos que distinguem o estilo de um poeta.
Os versos livres não seguem nenhuma métrica. O autor tem liberdade para definir o seu próprio ritmo e criar as suas próprias normas. Esse tipo de poesia é também designada por poesia moderna, na qual se destacam elementos do modernismo.A poesia emprosa também dá autonomia ao autor para compor um texto poético não constituído por versos (desde que haja harmonia, ritmo e a componente emotiva inspirada pela poesia).Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. Em um poema, o verso corresponde a cada uma daslinhas que o constituem. É o elemento que define a poesia, por oposição à prosa. Um conjunto de versos com sentido completo chama-se estrofe
A poesia associada a diferentes formas de arte (desenho, pintura, música, dança e teatro) contribui inegavelmente para uma aprendizagem significativa da língua materna e desperta o gosto pela literatura, pois de acordo com os Parâmetros Curriculares...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto politico pedagógico versos LDB
  • Projeto versos coloridos– onde está a poesia?
  • Versos
  • versos
  • Versos
  • meu versos
  • verso
  • versos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!