trabalho de etica

Páginas: 11 (2508 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CAPITULO I – ÉTICA: CONCEITO,HISTÓRIA E SUA IMPORTANCIA PARA A PROFISSIONAL CONTÁBIL

2- Conceito de Ética e Perspectiva Histórica

A ética deve estar relacionada com todas as atitudes de vida do ser humano, seja no trabalho, na família ou na sociedade. Sousa (1994, p. 25) diz que “a ética é um conjunto de princípios e valores que guiam e orientam as relações humanas”. Sá (2005, p. 16)diz que “em seu sentido de maior amplitude, a Ética tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes”.
Ambos os autores se referem à ética como sendo um conjunto de valores do homem que são regidas por princípios universais, que regem as relações das pessoas.
A Ética pode ser entendida sobre dois aspectos:
1º Como ciência que estuda a conduta dos sereshumanos, analisando os meios que devem ser empregados para que a referida conduta se reverta sempre em favor do homem. Nesse aspecto o homem torna-se o centro da observação, em consonância como o meio que lhe envolve.
2º Como ciência que busca os modelos da conduta conveniente, objetiva, dos seres humanos. (SÁ, 2005, p. 16).


Assim, a ética precisa estar ligada às ações praticadas pelas pessoas, deforma que, tudo o que se aprenda, se viva ou se faça, precisa estar de acordo com os princípios éticos.
A Ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: "o que é" o homem e "para que vive", logo toda capacitação científica ou técnica precisaestar em conexão com os princípios essenciais da Ética. (Motta, 1984, Vieira, 2002 apud Candido, 2009, p. 15).
Para um bom convívio entre as pessoas e entre a sociedade de um modo geral, existem certas exigências, que de certa forma, estão instaladas dentro de um código de ética que prima pela harmonia entre os seres.
A ética, condição necessária na ordem pessoal, também é condição desobrevivência da sociedade. Sem ética, o convívio social torna-se insustentável. Sem confiança mútua, por exemplo, não se realizariam transações econômicas, nem haveria contratos. Ninguém empregaria ninguém produziria ninguém se associaria. Cada um viveria única e exclusivamente para si, cuidando dos próprios interesses. Como resultado, a sociedade ruiria, voltaria às cavernas. (Arruda, 2001, apud Candido,2009, p. 16).
Antes de qualquer convivência em sociedade, o indivíduo cresce no seio de sua família onde recebe as primeiras noções de comportamento ético. Conforme Silva (1995, p. 62) apud Kraemer (2001, p. 34) a palavra ética vem do grego ethos e significa costume ou habilidade de conduta.
A origem etimológica da palavra ética oferece pistas interessantes sobre seu significado. Ética provemde etlhos que, em grego, significa uso, costume. Nas línguas latinas, moral deriva de mos-moris, tradução latina do termo grego ethos, que também significa uso, costume, aplicado ao comportamento humano. Ou seja, o termo era utilizado para designar o comportamento humano e, concretamente o juízo moral das ações humanas, isto é, as ações boas eram éticas ou morais e deviam ser feitas. As ações máseram antiéticas ou amorais, e deveriam ser evitadas. (ARRUDA, 2001, p. 145)
Para os antigos gregos, principalmente para Aristóteles o termo “ético” é tomado primitivamente só num sentido “adjetivo”: trata-se de saber se uma ação, uma qualidade, uma virtude ou um modo de ser são ou não “éticos” (Ferrater. 1998.p.86). A distinção aristotélica entre as virtudes éticas representa muitobem esta característica primeira do termo.
As virtudes éticas são para Aristóteles aquelas que se desenvolvem na prática e que estão orientadas para a consecução de um fim, enquanto as dianoéticas são as virtudes propriamente intelectuais. As primeiras pertencem as virtudes que servem para a realização da ordem na vida do Estado como a justiça, a amizade, o valor, etc. e que têm a sua origem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de etica
  • Trabalho de etica
  • etica no trabalho
  • trabalho de ética
  • Trabalho de ética
  • trabalho de etica
  • Trabalho de Etica
  • Ética no Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!