PROJETO DE INTERVEN O MARIA DA PAZ MEDEIROS ARAUJO NETA

879 palavras 4 páginas
Maria da Paz Medeiros Araújo Neta

PROJETO DE INTERVENÇÃO

DROGAS: PREVENIR SEMPRE SERÁ O MELHOR REMÉDIO

PIRACURUCA/PI
2015
1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

O projeto de intervenção será desenvolvido na Unidade Escolar José Cardoso de Brito em parceria com a Estratégia Saúde da Família, ambas localizadas na comunidade Angical, zona rural que se localiza a 42 km do município de Piracuruca-Piauí.
A comunidade Angical caracteriza-se por ser um local calmo, pacato, de fácil acesso e de pessoas de boa índole, porém ultimamente, é possível identificar o aumento de bares na região, principalmente nas proximidades da escola, onde os alunos aproveitam o intervalo entre as aulas para se deslocarem até esses estabelecimentos e ficarem aguardando a saída do ônibus, para retornarem aos seus municípios vizinhos.
É sabido que a adolescência deve ser encarada como etapa crucial do processo de crescimento e desenvolvimento cuja marca registrada é a transformação, ligada aos aspectos físicos e psíquicos do ser humano, inserido nas mais diferentes culturas.
É possível perceber que o uso de drogas lícitas e ilícitas, encontra-se cada vez mais próximo da juventude e muitas vezes atingindo-os na mais tenra idade.
Baseado na necessidade de se falar abertamente sobre a questão das drogas, dos problemas tanto sociais como de saúde que são causados pelo seu uso indevido, buscou-se a parceria com os profissionais da ESF, para que assim seja possível levar a comunidade uma discussão sobre o assunto e trabalhar a prevenção de forma integrada com o corpo docente escolar, os alunos e suas famílias.
O presente projeto tem por finalidade principal trabalhar a prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas por esses adolescentes, visto que a melhor maneira de remediar uma situação é evitar que ela aconteça, ou seja, preveni-la.

2. PÚBLICO-ALVO

O projeto estará direcionado para

Relacionados