Profetas

Páginas: 247 (61621 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013


UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
FACULDADE DE TEOLOGIA



Teologia
Espiritual


Prof. Doutor António Abel Rodrigues Canavarro

Sebenta para uso exclusivo dos alunos










PORTO – 2009/10

INTRODUÇÃO

1 - As aspirações espirituais dos nossos dias
- Recurso ao ocultismo como índice de fraqueza cultural, protesto contra uma sociedade racional, tecnológica,necessidade de descobrir o mistério do cosmos.
- Interesse pela meditação oriental como busca de autenticidade moral, como via intuitiva de contacto com o Absoluto.
- Movimentos religiosos comunitários em crescimento, como exigência de comunicação e segurança afectiva do homem, como empenhamento histórico-político.
- Sensibilidade à dimensão transcendente, à realidade total, no movimentoecológico, na literatura, nas canções, nos grupos de acção social radicais.
- Sentido de felicidade, vivida em plenitude, na cultura erótica, na droga.
- Revalorização do sentido da festa, da religiosidade popular, do corpo (culturismo).
- Dimensão contemplativa do homem, na procura do silêncio, no aumentar das vocações contemplativas, na construção de casas isoladas.

2 - Âmbito e noções deEspiritualidade (questões introdutórias)
Para se poder mover com algum à vontade neste campo é necessário conhecer a terminologia, seja precedente ou actual, assim como as várias aplicações e ramificações da espiritualidade como vida e como doutrina. Assim, ainda que brevemente, iremos procurar clarificar o que se entende por Espírito-Espiritualidade, ver outras denominações, o que se entende porespiritualidades e procurar uma definição de Teologia Espiritual.
Como primeiro passo de ambientação devemos conhecer os termos mais frequentes e expressivos. Deste modo temos uma base para o discurso seguinte e uma chave para entrar em contacto com a literatura espiritual. A maior parte destes termos servem para indicar não só a vida, mas também a reflexão sobre ela:
- Vida ou doutrinaespiritual
- Vida ou doutrina ascética
- Vida ou doutrina mística
Quando se usam sós, podem significar uma ou a outra, ou as duas: espiritualidade, ascética, mística. Muitos destes termos foram degradados pelo uso inadequado ou marginal, pela pobreza das significações. A solução está no regenerar certas palavras ainda válidas, não as fazer desaparecer pelo medo de reacções ocasionais.
a)Espírito-Espiritualidade
Continua a ser a expressão mais frequente e natural desta realidade apesar de ser conotada com irrealismo, interioridade, abstracção. Apesar deste sentido pejorativo é ainda expressivo e atraente nas suas três formas principais:
- espírito
- espiritual
- espiritualidade
O substantivo concreto “espírito” dá a base de orientação às outras duas formas que prolongam a suariqueza ou pobreza. É por isso a partir desta primeira palavra que é necessário encontrar a autenticidade, para depois renovar as suas derivações. A dificuldade vem de duas partes. Degradou-se a terminologia de espírito-espiritual-espiritualidade:
- Por indeterminação: pode significar idealismo, estética...
- Por estreiteza: referente à interioridade, devoção, ascese...
São condicionantes dahistória e da cultura.
A recuperação fez-se sentir recentemente e procura ir às raízes:
- Espírito Santo: vida de, segundo o Espírito (sentido fortemente paulino)
- Espírito humano incarnado, na integridade pessoal e histórica.
Assim também “espiritual” assumiu a totalidade da vida cristã como dom que o espírito leva à realização: “homem espiritual”.

b) Outras denominações
Ao longo dahistória recebeu outros termos relacionados com “espírito”. Em primeiro lugar qualificativos aplicados à vida:
- divina - sobrenatural, de graça
- cristã - devota, de piedade
- espiritual - interior
- ascética - de santidade e perfeição
- mística
Só ou com qualquer outro termo (por exemplo, “Introdução à vida devota”), serve também para dominar a doutrina e a ciência que estuda essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Profetas
  • Profeta
  • O profeta
  • Últimos Profetas
  • PROFETAS MAIORES
  • Profeta Gentileza
  • Profetas atxnt
  • Profétas e Vidêntes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!