PROFETAS MAIORES

Páginas: 9 (2199 palavras) Publicado: 14 de julho de 2013




INTRODUÇÃO:
Toda Escritura é inspirada por Deus e proveitosa (II Tm. 3.16,17). Os profetas, por conseguinte, foram, indistintamente, impulsionados pelo Espírito (II Pe. 1.19-21). Mesmo assim, a tradição judaico-cristã costuma fazer a distinção entre profetas maiores e menores, em seguida, apresentaremos panoramicamente, os profetas maiores.

A DISTINÇÃO ENTRE OS PROFETAS
Adistinção entre profetas maiores e menores é meramente quantitativa, e não qualitativa. O critério não repousa na relevância dos escritos de um determinado profeta em detrimento de outro. O tamanho do livro foi utilizado como critério para a categorização de um determinado profeta ser considerado maior ou menor. Ao estudarmos os escritos dos profetas do Antigo Testamento, é preciso ter em mente quetais livros não se encontram em ordem cronológica. A distinção entre profetas maiores e menores serviu para classificar, quantitativamente, os profetas que tinham livros maiores daqueles cujos livros eram menores. Alguns desses profetas anunciaram a palavra de Deus simultaneamente, outros com vários anos de diferença, e para povos distintos. Por isso, para compreender a mensagem de determinadoprofeta, faz-se necessário identificar quando ele falou, em que lugar, e para quem. Para tanto, devemos levar em consideração o contexto e não a disposição desses na Bíblia, haja vista que o texto bíblico, e não a disposição dos livros e capítulos e versículos foram inspirados pelo Espírito Santo. São assim designados Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, tomando-se como base a extensão do seuministério e o conteúdo de suas pregações. Alguns destes profetas tiveram ministérios extensos e uma grande influência sobre a nação hebraica nos seus piores momentos, já próximo que estava o juízo de Deus na forma do cativeiro. Ezequiel e Daniel souberam muito bem o que foi este período já que estavam juntos com o povo em terras estrangeiras. A literatura contida nos escritos dos profetas em geral descreveos dias tenebrosos da nação israelita.






Isaias
Autor:
Isaías (1:1 identifica o autor do Livro de Isaías como sendo o profeta Isaías).
Tema:
Juízo e Salvação
Quando foi escrito:
Entre 700 e 680 AC.

Propósito:
O profeta Isaías foi primeiramente chamado a profetizar ao Reino de Judá. Judá estava passando por tempos de reavivamento e tempos de rebeldia. Judá foi ameaçado dedestruição pela Assíria e Egito, mas foi poupado por causa da misericórdia de Deus. Isaías proclamou uma mensagem de arrependimento do pecado e de expectativa esperançosa do livramento de Deus no futuro.
Resumo:
O Livro de Isaías revela o juízo e salvação de Deus. Deus é "santo, santo, santo" (Isaías 6:3) e, portanto, Ele não pode permitir a impunidade do pecado (Isaías 1:2; 2:11-20; 5:30;34:1-2; 42:25). Isaías retrata o julgamento vindouro de Deus como um "fogo consumidor" (Isaías 1:31; 30:33).
Ao mesmo tempo, Isaías compreende que Deus é um Deus de misericórdia, graça e compaixão (Isaías 5:25; 11:16; 14:1-2, 32:2, 40:3, 41:14-16). A nação de Israel (Judá e Israel) é cega e surda aos mandamentos de Deus (Isaías 6:9-10, 42:7). Judá é comparado a uma vinha que deve ser, e será,pisoteada (Isaías 5:1-7). Só por causa de Sua misericórdia e promessas a Israel, Deus não permitirá que Israel e Judá sejam completamente destruídos. Ele vai trazer tanto a restauração e perdão quanto a cura (43:2, 43:16-19, 52:10-12).
Mais do que qualquer outro livro no Antigo Testamento, Isaías concentra-se na salvação que virá através do Messias. O Messias um dia governará com justiça e retidão(Isaías 9:7; 32:1). O reino do Messias trará paz e segurança a Israel (Isaías 11:6-9). Através do Messias, Israel será uma luz para todas as nações (Isaías 42:6; 55:4-5). O reino do Messias sobre a terra (Isaías capítulo 65-66) é o objetivo para o qual aponta o Livro de Isaías. É durante o reinado do Messias que a justiça de Deus será plenamente revelada para o mundo.
Em um aparente paradoxo, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • profetas maiores
  • Profetas maiores
  • Profetas maiores e menores
  • trabalho de profetas maiores
  • Profetas maiores e menores
  • Jonas o profeta menor com uma mensagem maior
  • Profetas
  • Profetas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!