Professor

Páginas: 9 (2225 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1 - Objetivos da Aula prática no Laboratório:

Tendo em vista a Atividade Experimental realizada no laboratório de Química Geral do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) tivemos como objetivos: conhecer as vidrarias e equipamentos básicos de um laboratório de Química; aprender como manuseá-los de forma correta e segura; realizar transferências de líquidos observando a precisão e asegurança de cada instrumento utilizado; realizar a leitura do menisco corretamente e observar os cuidados a serem tomados para a segurança coletiva e individual.

Sendo assim, algumas definições serviram de base para nortear a Atividade Experimental realizada, dentre as quais estão:

Menisco – Consiste na interface entre o ar e o liquido a ser medido. O seu ajuste deve ser feito, de modo que, o seuponto inferior (liquido claro), técnica chamada de menisco por baixo, ou superior (liquido escuro), técnica chamada de menisco por cima, fique horizontalmente tangente ao plano da linha de referencia (traço de aferição) e é imprescindível que o olho do observador esteja alinhado com essa linha afim de que não haja erro na leitura de volume, conhecido como erro de paralaxe.



Menisco por baixo– é utilizado para líquidos que molham a superfície do vidro (água).

Menisco por cima – é utilizado para líquidos que não molham a superfície do vidro (mercúrio).





2 - Transferências de Becher para Erlenmeyere para cilindro graduado

2.1. Procedimentos

Primeiramente, enchemos um Bécher de 80 ml com 50 ml de água (com menisco alinhado ao traço de aferição correspondente a 50 ml)e transferirmos o liquido para um Erlenmeyer de 250 ml. Em seguida transferimos o conteúdo do Erlenmeyer para um cilindro graduado de 100 ml com escala de 1 ml


2.2. Resultados e discussões

Foi possível percebermos a imprecisão das medidas realizadas em decorrência da dificuldade de alinhar o menisco com o traço de aferição (menisco por baixo), podemos então concluir a partir destaobservação, que o Bécher não é um recipiente adequado para certos tipos de medições de volumes, seu uso ou não dependerá então da exatidão exigida na medição. Foi possível percebermos também que o erlenmayer também não é um recipiente adequado para certos tipos de medições de volumes. A leitura do menisco no erlenmayer após a transferência de 50 ml de água foi mais difícil devido a falta do traço deaferição de 50 ml. Porém se compararmos um bécher e um erlenmayer de mesmo volume o erlenmayer é um pouco mais preciso por ter a parte superior mais estreita que a do bécher facilitando a leitura do menisco. Logo não foi possível identificarmos o erro na escala do bécher em relação ao erlenmayer.

1
Ao transferirmos 50 ml do bécherpara o cilindro obtivemos uma leitura de 47 ml, logo podemos concluir que houve um erro de precisão do bécher de 3 ml, isso ocorreu devido o cilindro possuir mais traços de aferição do que o bécher e o erlenmayer, é mais preciso e os seus valores mais confiáveis. O bécher é pouco preciso devido a menor quantidade de subdivisões, e devido ao seu maior diâmetro que dificulta a  visualização domenisco por baixo. Analisando o cilindro de 100 ml, percebemos que o correto posicionamento do menisco foi feito com um pouco mais de facilidade em função do menor diâmetro do corpo do cilindro em relação ao do bécher, de modo que, a curvatura do liquido (água) no cilindro é mais acentuada do que no bécher, conferindo-lhe assim, mais precisão no correto alinhamento do menisco.

3-Transferências de cilindro graduado para Bécher e para Erlenmeyer

3.1. Procedimentos


Em um cilindro de 100 ml adicionamos água ate a marca de 50 ml (menisco alinhado ao traço de aferição correspondente a 50 ml) e transferimos o conteúdo para um bécher de 80 ml e em seguida para um erlenmayer de 50 ml. Com um bécher de 80ml


3.2. Resultados e discussões

Como já discutimos anteriormente o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • professor
  • professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!