PROTEINAS

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A proteína é fundamental em nosso dia-a-dia, garantindo nossa imunidade em bom estado e pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal e animal. Os alimentos considerados fonte de proteínas são: carnes, ovos, leite e derivados, além das leguminosas (feijão, lentilha, soja, ervilha, grão de bico, favas) e cereais integrais (arroz, trigo, aveia, centeio). A proteína é um nutriente essencial aoorganismo e suas principais funções são:
Fornecer aminoácidos ao organismo. Esses por sua vez servirão na construção e manutenção dos tecidos corporais, na formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação dos processos metabólicos;
Atuar ativamente no transporte de outros nutrientes pelo organismo, além de contribuir de forma significativa na dinâmica deequilíbrio dos fluídos corporais.
A grande consequência da falta de proteína na dieta  é a chamada desnutrição protéica, que leva a um quadro acentuado de perda de massa muscular, além do grande comprometimento do sistema imunológico, abrindo a possibilidade de outras doenças oportunistas. A proteína é encontrada tanto em alimentos de origem animal (fornecem todos os aminoácidos consideradosessenciais ao organismo), quanto vegetal (devem ter sua combinação e quantidade estudadas adequadamente para suprir as necessidades), o ideal é fazer uma divisão igualitária: 50% proveniente dos alimentos como carnes, ovos, leite e derivados e os outros 50% dos alimentos de origem vegetal. O grande papel da proteína é atuar na integridade do sistema imunológico, sua carência acarreta consequências comoresfriados, herpes labial , e outra
Proteína vegetal X Proteína animal ?
Dos 20 aminoácidos, o nosso organismo é incapaz de fabricar 9, que devem ser supridos pela DIETA. A forma mais fácil de se obter estes aminoácidos é através de proteínas animais. Fontes de proteínas vegetais (como feijões, lentilhas e soja), têm pouca quantidade de alguns destes aminoácidos essenciais.
A favor das fontesvegetais de proteínas está o facto de que estas também fornecem outros nutrientes importantes como carbohidratos e fitoquímicos que previnem algumas doenças. Além disso, vegetais são ricos em fibras alimentares. Por outro lado, as proteínas animais são ricas em ferro, zinco e vitaminas B.s manifestações.
Desnutrição Proteica
A desnutrição energético-protéica é uma síndrome que compreende umasérie de doenças, cada uma das quais tem uma causa específica relacionada com um ou mais nutrientes (por exemplo, proteínas, iodo ou cálcio) e se caracteriza pela existência de um desequilíbrio celular entre o fornecimento de nutrientes e energia por um lado, e por outro, a demanda corporal para assegurar o crescimento, manutenção e funções específicas. Ocorre mais facilmente em crianças em fase deamamentação, e menores de 5 anos. Os fatores etiológicos mais importantes são os baixos níveis socioeconômicos probreza-privação nutricional e seus acompanhantes intetrísecos: as más condições ambientais ,o baixo nível educacional e cultural (crianças negligenciada-falta de amamentação – privação afetiva).
Há três tipos de desnutrição protéico-calórica: seca (a pessoa está magra edesidratada), molhada (a pessoa está inchada por causa de retenção de líquidos) e um tipo intermediário.
O tipo seco, chamado marasmo, é resultante da fome quase total. A criança que tem marasmo ingere muito pouca comida, freqüentemente porque a mãe não pode amamentar e é extremamente magra devido a perda de músculo e gordura corporal. Quase invariavelmente desenvolve alguma infecção.
O tipo molhado échamado kwashiorkor, uma palavra africana que significa "primeira criança-segunda criança". Vem da observação de que a primeira criança desenvolve kwashiorkor quando a segunda criança nasce e substitui a primeira criança no peito da mãe. A primeira criança, desmamada, passa a ser alimentada com uma sopa de aveia que tem baixa qualidade nutricional comparada com o leite de mãe, assim a criança não se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proteinas
  • proteina
  • Proteinas
  • Proteinas
  • proteinas
  • Proteinas
  • proteínas
  • proteinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!