politicas sociais

Páginas: 7 (1573 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014










































































SUMÁRIO



1- INTRODUÇÃO 03

2 - DESENVOLVIMENTO 04
2.1 Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a
1980 04
2.2 Posturas do serviço social frente às políticas sociais naquele período 06
2.3 De que formapode-se compreender o comportamento do grupo no
período de 1960 a 1980? 07

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS 08

4- REFERÊNCIAS 09



INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem por objetivo produzir um texto apresentando alguams reflexões sobre o desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 1960 a 1980, com ênfase para os desdobramentos das políticas sociais, aprimoramento do serviço social ea incorporação de novos elementos na profissão.
Inicilamente realiza-se a leitura do texto “Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil, foi realizado um texto que se atentou para abordar as características das politicas sociais brasileiras, postura do serviço social, compreensão do papel do grupo no período de 1960 a 1980”.
Assim, finaliza-se com uma conclusão à luz do textodesenvolvido de forma critica sobre o posicionamento brasileiro no período mencionado, trazendo uma visão crítica da temática deste trabalho.




















2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980

O primeiro padrão de mudança social se caracterizou por uma forte expançao de renda per capita acompanhada designificativos de crecimento das desigualdades da repartiçao da renda pessoal durante 1960 até 1980.


A história das políticas sociais está atrelada ao contexto histórico da moderna sociedade capitalista e à consolidação dos Estados nacionais. O fortalecimento da nova ordem liberal e capitalista favoreceu o surgimento de recursos de combate a pobreza, causada pela instabilidade política e social. Nessaépoca surgiram novos atores sociais “que não eram mais servos submetidos às antigas relações senhoriais, mas indivíduos livres, cidadãos responsáveis por si e pelos rumos da sociedade” (CASTRO in RIBEIRO, 2008, p.20).


No Brasil, após duas décadas de ditadura militar, o processo de democratização do Estado introduziu políticas públicas ligadas ao bem estar socializador. Já no aspecto teórico,constitucional, tem-se um Estado democrático. Porém, no campo prático, ainda se vive em um Estado autoritário, principalmente nas questões relacionadas à prestação de serviços públicos básicos.


No Brasil, a reconstrução da sociedade e do Estado democráticos, após 20 anos do regime autoritário, não foi suficientemente profunda para conter o arbítrio das agências responsáveis pelo controle daordem pública. Não obstante as mudanças dos padrões emergentes de criminalidade urbana violenta, as políticas sociais, formuladas e implementadas pelos governos democráticos, não se diferenciaram grosso modo daquelas adotadas pelo regime autoritário. A despeito dos avanços e conquistas obtidos nos últimos anos, traços do passado autoritário revelam-se resistentes às mudanças em direção ao Estadodemocrático de Direito (ADORNO, 1996, p. 233).


Com a transição da ditadura militar para a democracia surgem as necessidades de mudanças de paradigmas, que passam a ser estruturados nos princípios democráticos inspirados na Constituição Federal de 1988, através da adoção de uma política desenvolvimentista, estabelecidos no "Estado democrático de Direito".
Por isso, o Estado e a sociedadedevem exercer papéis cruciais na definição de estratégias políticas e de poder que legitimam o processo pelo qual se desenvolve a política pública. Neste embate, os interesses e as contradições, inerentes à dinâmica das relações entre governantes e governados, constituem o fundamento da construção política.


Trata-se, pois, a política pública, de uma estratégia de ação, pensada, planejada e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política Social e Política do Idoso
  • Politica social
  • Políticas Sociais
  • POLITICA SOCIAL
  • Politicas Sociais
  • politicas sociais
  • Politica social
  • POLITICAS SOCIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!