Produzir no Improdutivo

Páginas: 2 (497 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Produzir no Improdutivo

“Reforma agrária é aquele ato em que o INCRA desapropria terras ou usa terras públicas disponíveis e faz assentamentos”- Ariovaldo Umbelino.
O Brasil é o país que possuios maiores latifúndios que a humanidade ja registrou, possibilitando a existência de propriedades muitas vezes maiores do que até mesmo unidades federativas, tudo isso devido a falta de uma lei quelimita o tamanho das terras.



Já no Brasil…


A desigualdade de terras é evidente, as propriedades com mais de dois mil hectares somam 31% de toda a área rural, distribuidas para 0,8% dototal das propriedades, ou seja, poucos com muita terra e muitos com pouca, ou sem nada.
O grande ponto é, se ao menos todas essas terras na posse dos latifundiários produzissem, poderiamos, talvezconsiderar a reforma agrária um ato retrógrado, que afetaria a econômia brasileira, porem essas terras são 100% produtivas?





Ao meu ver, não heveria malefício algum se o INCRA tomasse essasterras improdutivas (através de indenizações) e redistribuir em lotes menores para a grande massa que deseja produzir, uma vez que 40% do valor total da produção rural vendida no país vem dosminifundios, que são responsáveis também por 70% da produção interna de alimento do país e onde se encontra 74% da mão de obra da agricultura brasileira. Ou seja, parando para ver, a produção nestesminifúndios não é irrelevante, ou apenas algo regional ou de subsitência, mas é de onde vem a maior parte dos alimentos que são distribuídos pelo país, tendo assim extrema importância para a econômia internanacional, enquanto os grandes latifúndios produtivos se voltam para o exterior, mas claro, também são de extrema importância para a econômia do Brasil.
Não basta porém, apenas dar a terra aqueles quedesejam, mas é necessário dar a este toda a assitência necessária, que vai desde a forma como manuziar as diferentes maquinas necessárias para agricultura até a ensinar como lidar com a terra. Ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produzir linguagem para produzir linguagem
  • Quero produzir carne como produzir.
  • Minutos improdutivos
  • Como produzir um documentário
  • Como produzir uma monografia
  • Saber produzir
  • Comprar ou produzir
  • Produzir O Conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!