Produção Textual Individual

Páginas: 7 (1505 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
DANIEL HARLEY GOMES DA SILVA








O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR










MANHUAÇU-MG
2014
DANIEL HARLEY GOMES DA SILVA






O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR

Trabalho apresentado as disciplina de Sociedade, Educação e Cultura, Educação a distância, educação inclusiva e Libras do curso de Educaçãofísica da Faculdade União Norte do Paraná de Ensino como pré-requisito parcial para obtenção de licenciatura em Educação física.
Professores: Fábio Luiz
Giane Albiazetti
Raquel Franco
Sandra Vedoato






MANHUAÇU-MG
2014

INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a educação inclusiva vem ganhando grande espaço na mídia, emartigos. De certa forma podemos dizer que é uma revolução nas escolas.
A pergunta que fica é: será que as escolas de ensino regular estão preparadas para receber alunos com necessidades especiais? Quando estaremos realmente preparados? Para começar esse trabalho nada melhor que começar com a história da pequena Helen Keller.
Helen Keller viveu em Alabama nos EUA e ficou surda e cega aos 2 anos deidade em por causa de febre alta. Ela se tornou uma menina revoltada. Então os pais procuraram ajuda e foi-lhes indicada a professora especializada Anne Sullivan. A partir do ano de 1887, Sullivan deu aulas para Helen que obteve graus universitários e publicou trabalhos autobiográficos e diversos artigos. Ela lutou para difundir os métodos de ensino aos surdo-cegos e pela aceitação das pessoas comoela pela sociedade. Assim sua corajosa conquista serviu de exemplo e inspiração aos surdo-cegos!
Como foi possível ver no relato acima métodos para a educação de pessoas especiais existem há muitos anos, porém estes alunos durantes séculos foram separados dos demais. Muitas famílias tinham vergonhas de ter um filho com deficiência, em alguns países essas pessoas eram motivos de chacotas dasociedade ou dizimadas e em outras eram cultuadas como seres capazes de falar com os deuses no oculto. Mas sempre eram segregados dos demais.
Este trabalho tem como objetivo falar dos principais desafios da educação inclusiva. Visto que ao longo dos anos ela teve muitos avanços e retrocessos, até chegar como estamos hoje. Embora não vamos aprofundar em nenhum deles, podemos citar como avanço obilingüismo e o oralismo e como retrocesso a conferência de Milão em 1880.





O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR

Na grande maioria das vezes nossos representantes políticos não dão condições para que nossos alunos tenham o atendimento adequado e para que os profissionais da educação tenham uma boa qualificação e uma formação contínua. Sendo que a constituição federalgarante a todos o direito à educação qualidade e ao desenvolvimento pleno na escola de ensino regular.


“um dos objetivos da Constituição Federal foi “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art.3º inciso IV). Define no artigo 205, a educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa,o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. No seu artigo 206, inciso I, estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola”, como um dos princípios para o ensino e garante como dever do Estado, a oferta do atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.” (ALMEIDA; COELHO; GARCIA; SILVA; SOUZA.)
De acordo com o que se podeser observado na citação acima, todos tem os mesmos direitos. Direito de ir e vim, direito ao acesso a uma educação de qualidade na rede pública do ensino regular. Todavia a falta de fiscalização, de infra-estruturação e da preparação dos profissionais que ali trabalham e dos demais alunos para receberem o coleguinha com necessidades especiais, pode tornar a vida deste novo membro da escola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção textual interdisciplinar individual
  • Produção Textual Individual
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
  • Produção textual individual
  • produção textual individual
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
  • produção textual individual logistica
  • produção textual individual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!