Procon

Páginas: 4 (764 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
PROCON
(Programa de proteção e defesa do consumidor)


O que é PROCON?

PROCON é um programa de defesa do consumidor, onde o dever dele é mostrar nossos direitos e fiscalizar as relações deconsumo, onde é atuado em todo o Brasil, para solucionar os conflitos entre consumidor e as empresas que vende o produto ou que presta algum tipo de serviço.

Histórico e porque foi criado.

Porvolta de 1970, o povo brasileiro começou a passar por índices de inflações altíssimas e que acabaram sendo marcantes para o movimento de defesa do consumidor.
Em 1975, foi criado um programa chamadoAPC que significa Associação de proteção ao consumidor, foi fundado pelo Advogado e Jornalista Frederico Móttola, devido a muitas reclamações de mau funcionamento de produtos eletrônicos e devidotambém ao desrespeito aos preços tabelados pela CIP e pela SUNAB.
Já em 1976 foi criado o PROCON, que foi o primeiro órgão oficial estadual para auxiliar os consumidores.
Em 1977 foi onde surgiram osprimeiros projetos de lei, efetuados pelo deputado Nina Ribeiro.
Por volta de 1978, foi fundado o programa associação Brasileira dos consumidores em Belo horizonte e Minas Gerais.
Em 1982 na câmara dosdeputados foi realizado o primeiro seminário, onde o foco deles era debater sobre diversos assuntos como, por exemplo: serviços educacionais, propaganda enganosa entre outros.
1983 - devido a grandedemanda de consumidores, o PROCON resolveu investir em São Paulo, ampliando seu quadro de funcionários, tecnologia, como maquinas de Xerox, sistema telefônico, entre outros. Também foi quando aEngenheira Marilena Lazzarini assumiu a diretoria executiva do PROCON de São Paulo. Foi um ano de muitos acontecimentos, onde também o Inmetro criou uma divisão do consumidor, para combater as fraudes deprodutos industrializados.

Em 1985 foi criado um conselho nacional de defesa do consumidor onde a sua finalidade era de assessorar na formulação de uma politica nacional de defesa do consumidor....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • procon
  • Procon
  • Procon
  • procon
  • procon
  • procon
  • Procon
  • Procon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!