Processo Decisório - A decisão tomada por um líder de quebrar a privacidade eletrônica de sua equipe

Páginas: 6 (1397 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
Matriz de atividade individual*

Módulo: 5
Atividade: Fórum privacidade eletrônica
Título: A decisão tomada por um líder de quebrar a privacidade eletrônica de sua equipe
Aluno: Marcelo Rodrigues de Morais
Disciplina: Processo Decisório Estratégico - MGM
Turma: 149
Introdução

A decisão de uma empresa ou um líder de quebrar a privacidade, o sigilo eletrônico dos seus funcionários é um temapolêmico que divide opiniões de especialistas em várias áreas. Por um lado têm os que defendem a privacidade nas comunicações eletrônicas, tomando como base a constituição brasileira. Por outro lado existem os que defendem que o e-mail corporativo é uma ferramenta de trabalho e o seu uso deve ser exclusivo para suas atividades profissionais.

Como tenho que tomar a decisão sobre um posicionamento dotema, eu sou a favor de que as empresas monitorem as atividades de seus empregados, entre essas atividades também estão incluídos o e-mail corporativo e o uso da internet com os recursos da empresa. Obviamente que esse monitoramento precisa está claro para ambas as partes no momento da contratação do funcionário, constando essa ação da empresa no contrato de trabalho. O meu posicionamento é sobre omonitoramento da empresa. As consequências desse monitoramento, até por se tratar de subjetividade, devem ser analisadas com muita responsabilidade e com ampla imparcialidade dos envolvidos.

Conforme descrito na apostila estudada no curso, nos fatores de influência nos métodos de decisão, os valores, tanto do tomador da decisão quanto da cultura organizacional, e a percepção sobre o contextosinalizado, são fatores a serem analisados e considerados na decisão, os quais auxiliarão na tomada de decisão das consequências desencadeadas pelo monitoramento feito pela empresa.

Justificativa

Baseio a minha justificativa na questão ética, respondendo três perguntas simples, mas que são fundamentais para identificar se existe alguma atitude antiética nas atividades profissionais, dentre elas ouso do correio eletrônico corporativo.

As perguntas são: Eu quero? Eu posso? Eu devo?

Quando uma dessas perguntas tem como resposta o “não”, é necessário refletir sobre a ação que está motivando a fazer essas perguntas.

A questão sobre o uso do correio eletrônico corporativo para fins que não sejam relacionados à atividade profissional.

Eu quero? Sim, eu quero enviar um e-mail que estárelacionado à atividade profissional.

Eu posso? Sim. É só redigir o e-mail e enviar.

Eu devo? Não. Como é uma ferramenta fornecida pela empresa para o exercício exclusivo de atividade profissional, não devo usá-la para fins particulares, salvo quando há a liberação prévia da empresa.

Desenvolvimento

Conforme trecho do texto do Big Brother Corporativo, onde a argumentação sobre o monitoramento docorreio eletrônico, é expressado conforme a seguir:

os direitos constitucionais à privacidade e ao sigilo de correspondência estão relacionados à comunicação estritamente pessoal;
o e-mail criado pelo empregador equivale a uma ferramenta de trabalho; depende de autorização expressa para ser usado para fins não-profissionais;
em tese, não deve haver nenhuma intimidade a ser preservada, posto que oe-mail não pode ser usado para fins particulares.

O correio corporativo é apenas uma possibilidade do funcionário usar a estrutura da empresa para fins particulares. Além do e-mail, o funcionário pode (o que não significa que deve) usar a máquina de xerox, a impressora, o carro, o computador, até o endereço para receber uma correspondência e vários outros itens que a empresa adquire paradesenvolvimento das atividades profissionais. Quando algum funcionário utiliza algum item da empresa que não seja para a sua atividade profissional, será que essa utilização foi correta? Se ao responder as três questões que ajudam a definir a ética ou a antiética, aparecer uma resposta “não”, a utilização daquele recurso deve prosseguir?

O monitoramento do correio eletrônico nada mais é do que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo decisório e tomada de decisão
  • Processo decisório e tomada de decisão:
  • A tomada de decis o do l der de quebrar a privacidade eletr nica de sua equipe
  • O PAPEL DO LIDER NA TOMADA DE DECISÃO
  • Processo Decisório no Ramo Imobiliário
  • Decisão e processos decisórios
  • Processo de tomada de decisão
  • Org. processo de tomada de decisao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!