Problemas Nutricionais

Páginas: 25 (6115 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 ESCOLA TÉCNICA ALBERT SABIN



PROBLEMAS NUTRICIONAIS INFANTIL




DOCENTE: Enfª. Karla Calçado Silva
DISCENTES: Daiana Jaile Santos
Elianne Mary Muniz Strobel Vieira
Macelaine dos Santos Lisboa
Rejane C.Costa
Tainah A. H. Quezo Zaezaé

CURSO: Técnico de Enfermagem


Campo Novo do Parecis, 10 de dezembro de 2013INTRODUÇAO

Segundo a Organização Mundial de Saúde, Nutrição é o processo pelo qual os seres vivos recebem e utilizam as substâncias necessárias à manutenção da vida, ao crescimento, ao funcionamento normal dos órgãos e à produção de energia.
Até os 6 meses de idade, é indiscutível a importância do aleitamento materno exclusivo pois fornece todos os nutrientes importantes para o bebê, além deanticorpos e outras substâncias fundamentais. Com o passar dos meses e anos, a criança vai conhecendo e experimentando todos os alimentos, sendo essencial que a mãe já comece a incentivar uma alimentação equilibrada à criança.
A infância é a fase inicial onde ocorre a formação e crescimento. A alimentação nessa etapa é essencial para um crescimento e desenvolvimento adequados.
Nesta fase é importanterespeitar horários e refeições a serem realizadas. A criança deve comer cereais, verduras, legumes, carnes, leguminosas e frutas. Mantendo uma dieta balanceada com vitaminas, carboidratos e proteinas na dose certa.
Mediante a alimentação adequada em quantidade e qualidade, o organismo adquire a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de umbom estado de saúde.
Porém quando consumo alimentar é insuficiente podemos ter sérios problemas desde a infância até a fase adulta. Esse trabalho esta dividido em 5 capítulos que trazem alguns problemas nutricionais:
Capítulo 1 - Anemia: definição, etimologia,sinais e sintomas, tratamento e os cuidados de enfermagem.
Capítulo 2 - Desnutrição: definição, etimologia,sinais e sintomas, tratamento eos cuidados de enfermagem.
Capítulo 3 - Desidratação: definição, etimologia,sinais e sintomas, tratamento e os cuidados de enfermagem.
Capítulo 4 - Diarréia: definição, etimologia,sinais e sintomas, tratamento e os cuidados de enfermagem.
Capítulo 5 - Vômitos: definição, etimologia,sinais e sintomas, tratamento e os cuidados de enfermagem.









SUMÁRIOREVISÃO TEÓRICA

1- ANEMIA


1.1 – Definição :

Ela não é uma doença, mas um distúrbio caracterizado pela diminuição no sangue dos glóbulos vermelhos ou de uma substância presente dentro deles, a hemoglobina. Os glóbulos vermelhos são células que circulam nos vasos sangüíneos. “São células cheias de hemoglobina, uma molécula avermelhada que, além de dar cor aosangue, tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões para os órgãos e tecidos”, esclarece o especialista. Quando a anemia ocorre é porque a produção de glóbulos vermelhos é insuficiente ou então porque a destruição deles é maior que a produção.

1.2 – Etimologia (Causas)

A anemia pode ser causada por muitas situações:
1- A deficiência de ferro é a principal causa da anemiainfantil. Uma alimentação pobre em alimentos ricos em ferro pode provocar a anemia.
2- Uma doença parasitária intestinal também pode provocar perdas de sangue, devido a que seja consumida por parasitas.
3- A anemia também pode ser produzida por alguma doença ou infecção, como a urinária, tuberculose, paludismo, tumores, febre tifóide, leucemia, entre outras.
4- Nos casos em que as crianças menoresde um ano tomam leite de vaca ou de outros animais. Uma ingestão de leite nesta idade pode produzir uma perda de glóbulos vermelhos, o que provocaria uma saída periódica de glóbulos vermelhos até a luz intestinal e com o tempo, anemia.
5- Pela exposição diária à contaminação que produzem as fábricas de tintas, tingimentos, baterias, e oficinas metalúrgicas. Essas situações podem levar a uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DISCIPLINA: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
  • PROBLEMAS
  • problemas
  • PROBLEMA
  • Problema
  • O problema
  • PROBLEMAS
  • problemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!