Maremotriz

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014




INTRODUÇÃO

A Energia Maremotriz também conhecida como energia dos mares é a energia obtida a partir dos movimentos marítimos. Ocorre devido à força gravitacional entre a Lua, a Terra e o Sol, que causam as marés, e as ondas, devido a uma diferença de altura média dos mares de acordo com a posição relativa entre estes três astros. A mesma pode ser explorada com eficiência em locaiscomo os golfos, baías e estuários. É uma energia limpa e renovável.

COMO É GERADA

Existem três maneiras de se produzir energia usando o mar: as ondas, as marés ou deslocamento das águas e as diferenças de temperatura dos oceanos. 

 
Energia das Marés 
 
      A energia é produzida a partir de turbinas hidráulicas que atuam a partir da circulação natural da água, junto com os mecanismosde canalização e de depósito, para avançar sobre um eixo. Através da sua ligação a um alternador, o sistema pode ser utilizado para a produção de eletricidade, transformando energia das marés, em energia elétrica, uma energia mais aproveitável. 
 

Energia das Ondas 
 
      É a energia gerada a partir do incessante movimento das ondas, que alternadamente comprimem e descomprimem o ar dentrode câmaras de concreto construídas nas margens. É aberta somente na parte onde há água, de modo que empurra o ar dentro das câmaras que aciona uma turbina e puxa o ar de dentro das câmaras também acionando a mesma turbina. 
 

Energia das Correntes Marítimas  

As turbinas marítimas têm poucos componentes; engrenagens de posicionamento orientam as lâminas das turbinas na direção da correntemarítima e um gerador acoplado ao eixo da turbina fornece a energia elétrica. 
  VANTAGENS

A constância e previsibilidade da ocorrência das marés; 
O fato de as marés serem uma fonte inesgotável de energia; 
A sua fiabilidade; 
Serem uma fonte de energia não poluente. 
Para construir uma usina maremotriz não é necessário fazer represas, nem alagar áreas enormes, como acontece com ashidrelétricas.

DESVANTAGENS

Os custos de instalação são bastante elevados, tendo um custo/benefício um tanto quanto baixo. 
Só é produzida energia enquanto existir um desnível entre os níveis de água que se encontram na parte superior e inferior do muro da barragem; 
Só podem ser instaladas centrais para a produção de eletricidade a partir desta energia em locais que respondam às necessidadesgeomorfológicas necessárias para a mesma e que possuam um  desnível entre marés bastante elevado (cerca de 5,5m); 
Irregularidade da amplitude de onda, fase e direção; é difícil obter o máximo de eficiência num sistema sobre uma inteira gama de frequências; 
O maior desafio enfrentado pelos profissionais que desenvolvem essa tecnologia é a necessidade de projetar instalações robustas, resistentesà corrosão e que operem de forma confiável em água salgada.  
A carga estrutural num evento de condições meteorológicas extremas, como é o caso de furações, que pode ser 100 vezes superior à carga média. 
 
AS MARIMOTRIZES PELO MUNDO
 
A energia maremotriz encontra-se entre as energias alternativas menos utilizadas no mundo, ocupando um pequeno espaço na produção de energia de um país. 
  Asusinas desse tipo de energia podem ser encontradas apenas em  países como Canadá, México, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina, Austrália, Filipinas, Coréia do Sul, Rússia e França. No Brasil, atualmente não existem usinas de energia desse tipo, porém foi proposta a construção de uma nova usina maremotriz no Maranhão, a Usina do Bacanga, que vem sendo discutida devido a sua localização e a suaquantidade de produção. 
  A dificuldade do uso de uma maremotriz está no alto custo, na baixa produção e na dificuldade de se encontrar uma localização ideal para a sua construção, o que dificulta cada vez mais o avanço dessa tecnologia no Brasil, visto que o país só possui poucos lugares para a construção de uma dessas usinas. 
  Atualmente a Escócia possui a maior maremotriz do mundo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • maremotriz
  • Maremotriz
  • maremotriz
  • maremotriz
  • maremotriz
  • Maremotriz
  • Maremotriz
  • Marémotriz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!