Principais Conferências sobre o Meio Ambiente e o Ambiente Urbano

Páginas: 7 (1538 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1972 - Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano – Estocolmo
Foi convocada a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, Suécia, em junho de 1972, que produziu a Declaração sobre Ambiente Humano, ou Declaração de Estocolmo, e estabeleceu princípios para questões ambientais internacionais, incluindo direitos humanos, gestão de recursos naturais,prevenção da poluição e relação entre ambiente e desenvolvimento, estendendo-se até a necessidade de se abolir as armas de destruição em massa. A conferência também levou à elaboração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que deu continuidade a esses esforços.
Mas as decisões não foram tomadas sem conflitos.
Apesar dos inegáveis avanços, os 113 países presentes na Conferência dasNações Unidas para o Meio Ambiente Humano (junto com mais de 400 instituições governamentais e não governamentais), em Estocolmo, ainda não haviam chegado a uma fórmula que contemplasse a necessidade de preservação ambiental e a de desenvolvimento das sociedades que enfrentavam a pobreza. Essa equação só seria resolvida 20 anos mais tarde.
Ainda assim, a Conferência de Estocolmo entrou para ahistória como a inauguração da agenda ambiental e o surgimento do direito ambiental internacional, elevando a cultura política mundial de respeito à ecologia, e como o primeiro convite para a elaboração de um novo paradigma econômico e civilizatório para os países.
Outro marco da Conferência das Nações Unidas em Estocolmo foi a criação da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento(WCED – sigla do inglês World Commission on Environment and Development).
(Outra Fonte) A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciada em cinco de junho de 1972, marcou uma etapa muito importante na ecopolítica internacional. Esta foi basicamente a primeira grande reunião organizada para concentrar-se as questões ambientais e aprimeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente, visto que a ação antrópica gera séria degradação ambiental, criando severos riscos para o bem estar e sobrevivência da humanidade (RIBEIRO, 2010). Houve a convocação dessa Conferência visando amenizar a problemática: homem X natureza. Princípios e conceitos tornaram-se base para a evolução na área do meio ambiente a partir daConferência de Estocolmo e desta resultaram inúmeras questões que continuam a influenciar e a motivar as relações entre os atores internacionais, colaborando para a notável evolução que eclodiu após a Conferência (LAGO, 2007; TOZONI-REIS, 2002).
1980 – Estratégia de Conservação mundial
Estratégia de conservação Mundial foi um dos documentos mais importantes que ajudaram a redefinir o ambientalismo após aConferência de Estocolmo. Lançada em 1980 pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a Estratégia reconhece que a abordagem de problemas ambientais requer um esforço a longo prazo e a interação entre objetivos ambientais e relacionados ao desenvolvimento.
"Esse é o tipo de desenvolvimento que proporciona melhorias reais na qualidade da vida humana e ao mesmo tempo conservaa vitalidade e a diversidade da terra. O objetivo é um desenvolvimento que seja sustentável. Hoje isso pode parecer visionário, mas é um objetivo alcançavel. Para um número cada vez maior de pessoas, essa também parece ser a única opção sensata." - Estratégia de Conservação Mundial - IUCN, UNEP e WWF, 1980.
1983 – Criação da Comissão sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento
A Comissão sobre MeioAmbiente e Desenvolvimento foi criada pela Organização das Nações Unidades (ONU), com os seguintes principais objetivos: - Propor novas formas de cooperação internacional nesse campo de modo a orientar as políticas e açõe de fazer as mudanças necessárias, e dar a indivíduos, organizações voluntárias, empresas, institutos e governos uma maior compreesão dos problemas exixstentes, auxiliando-os e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio Ambiente
  • Conferências sobre o Meio Ambiente
  • Conferências sobre Meio ambiente.
  • Conferências da ONU sobre o meio ambiente
  • As conferencias mundiais sobre o meio ambiente
  • CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE
  • Principais conferências internacionais sobre o meio ambiente e documentos resultantes
  • Quais são as principais conferências promovidas pela ONU sobre o clima e o meio ambiente?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!