pró inter

Páginas: 2 (308 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2014
Nome: Rogério Vieira da Silva
Curso: Gestão da Qualidade Primeiro semestre noturno.
Disciplina: Pró-inter.
Professor: Jesus Carlos Delgado Garcia.
Frase: “Mais vale uma cabeça bemfeita do que uma cabeça cheia.”
Quem falou essa Frase e porquê?
A frase é de Michel de Montaigne em crítica aos métodos de ensino que consistia em decorar ensinamentos (ou encher a memória,como citado por ele), ao invés de ensinar ao alunos a pensarem e usarem sua consciência afim de se interessar em procurar, duvidar, investigar e exercitar o que é inteiramente próprio de cadapessoa, ou seja, preparar pessoas para a vida, a ter apreços pelo saber e sempre estar buscando respostas.
O que dizer essa frase segundo Edgar Morin?
Para Edgar Morin, essa frase abreuma discussão sobre repensar os métodos de ensino-aprendizagem, segundo ele ao ter uma formação geral, se tem uma maior capacidade de tratar temas especiais e, relação a formações especificas,ou seja, uma boa formação fundamental prepara melhor os alunos para serem futuros especialistas brilhantes, de modo a transmitir os conhecimentos não só para sua formação acadêmica maistambém para a vida. O foco é ensinar os alunos a pensarem, criarem dúvidas e despertar curiosidades afim de os prepararem a resolver problemas não só na infância mais para toda a vida. Segundoele a escola deve formar não só especialistas mais cidadãos.
O que tem a ver essa frase com a pedagogia de Paulo Freire?
Essa frase ilustra muito bem a metodologia defendida pelo celebre eeducador brasileiro Paulo Freire.
Sua metodologia consiste em conscientizar os alunos em relação sua própria situação de oprimido e agir em favor de sua própria libertação, indo ao opostoda escola conservadora, que procura acomodar os alunos ao mundo existente, sua intenção era inquieta-los e incentivar aos questionamentos para assim buscar mudar e melhorar sua realidade.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pro inter
  • Pro inter
  • pro inter
  • PRO INTER
  • pro inter
  • Pro inter
  • pro inter
  • PRO INTER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!