Prática docênte

Páginas: 2 (353 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
Acadêmico: Cícero Júnior Silva Pinheiro

Ainda estudando o livro "políticas públicas para o uso educativo da informática", dos autores Marcelo de Carvalho Borba e Míriam Godoy Penteado, mas agoradebatendo o capítulo IV: Implicação para a prática docente, debate que por sua vez ocorreu no dia 18 de Outubro de 2011, que enfatizou as implicações do uso desta tecnologia na prática docente a apossíveis formas de estabelecer um suporte para a expansão desse uso.
A discussão sobre o uso de tecnologia informática na educação ,que surgiu na década de 70,Muitos professores temiam ser substituídospela maquina. Mas o professor é peça fundamental nesse processo de introdução da tecnologia informática nas salas de aulas. era a de que sua inserção nas escolas seria o motivo do desemprego dosprofessores.
Os professores mesmo assim temem a presença da informática na educação, pois essa tecnologia sugere uma mudança na sua pratica docente. O problema é que muitos professores estão confortáveiscom a situação em que se encontram, mesmo sendo ela desconfortável.
A tecnologia informática na educação torna-se para o professor uma zona desconhecida, ou como é colocada pelo autor e por nósprofessor e alunos em sala de aula uma zona de risco. Essa zona abrange nesse caso: a perda de controle, os problemas técnicos e as perguntas imprevisíveis. Diante da zona de risco os professores reagem demaneiras variadas, alguns desistem ao perceber suas dimensões, uns insistem em usá-la em rotinas previamente estabelecidas, outros aproveitam todo o potencial que essa tecnologia venha oferecer.
Averdade é que o computador nem sempre responde explicitamente, por isso é necessário entender as relações estabelecidas pelo software. Um exemplo na discussão foi quando o professor que explorarfunções num software e na construção do gráfico de um aluno o resultado obtido não é o esperado. O professor fica surpreso, ele sabe que algo está errado mas não sabe o quê. E fica sem saber o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pratica docente
  • A prática docente
  • praticas docentes
  • Prática Docente
  • Prática docente
  • prática docente
  • pratica docente
  • pratica docente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!