Positivismo

Páginas: 3 (728 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
POSITIVISMO: UMA PRIMEIRA FORMA DE PENSAMENTO SOCIAL
SINTETIZANDO AS IDÉIAS PRINCIPAIS DOS SEGUINTES AUTORES:
AUGUSTE COMTE

Foi o primeiro representante e principal sistematizador dopositivismo. O positivismo derivou do “ cientificismo”, e foi a primeira teoria a organizar alguns princípios a respeito do homem e da sociedade tentando explicá-los cientificamente, fora também, a primeiracorrente de pensamento sociológico propriamente dita. Quase todos os países europeus economicamente desenvolvidos conheceram o positivismo, mas foi na França que essa escola Floresceu e buscou na razãoe na experimentação seus horizontes teóricos.
A sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelofísico ou mecânico. Por esse motivo o positivismo foi chamado também de organicismo.
Pode-se apontar como primeiro princípio teórico dessa escola a tentativa de constituir seu objeto, pautar seus métodose elaborar conceitos à luz das ciências naturais, procurando dessa maneira chegar a mesma objetividade e ao mesmo êxito nas formas de controle sobre os fenômenos estudados. Comte deu inicialmente onome de “física social” às suas análises da sociedade, antes de criar o termo “Sociologia”.
Auguste Comte identificou na sociedade dois movimentos vitais: dinâmico, que representava a passagem paraformas mais complexas de existência, como a industrialização; e estático o responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social: família, religião, propriedade, linguagem,direito, etc. Comte relacionava os dois movimentos vitais de modo a privilegiar o estático sobre o dinâmico, a conservação sobre a mudança.
A simples postura de que a vida do homem era passível de serestudada e compreendida; que o homem possuía – além de seu corpo e sentimentos – uma natureza social; que as emoções, os desejos e as formas de vida derivavam de contingências históricas e sociais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • positivismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!