224345450116

1397 palavras 6 páginas
Conceitos financeiros básicos

------------------------------------------------- CONCEITOS BÁSICOS

Para que as operações financeiras sejam executadas, são necessários cálculos adequados a cada situação e o estudo desses cálculos é o objeto de estudo da Matemática Financeira. Antes, porém, de iniciar esse estudo é importante que se fixem alguns conceitos básicos.

2.1. Capital (C) ou Valor Presente (VP) [ou Present Value (PV)]:
É o recurso financeiro transacionado no período inicial (na data focal zero) em uma determinada operação financeira. Também chamado de Principal ou Investimento Inicial.

2.2. Juros (J):
Com o desenvolvimento das sociedades surgiu a especialização e a troca de mercadorias para solucionar o problema de satisfação das necessidades e minimizar a questão da escassez. Com isso a moeda passou a ser um intermediário das trocas e as pessoas perceberam que ela era um meio de acumular valor e constituir riqueza (o estoque de bens poderia ser usado para gerar novos bens e riquezas). A maioria das pessoas prefere consumir seus bens no presente e não no futuro. As pessoas que acumulam riqueza querem portanto uma recompensa pela abstinência de não consumir hoje, deixando para o futuro. Este prêmio é chamado de juro. Assim, podemos classificar o juro como a remuneração do capital empregado. Para o investidor ou emprestador os juros recebidos devem ser suficientes para cobrir as despesas (operacionais, de formalização do empréstimo, taxas, etc) e o risco da operação, além de proporcionar um certo lucro. Do ponto de vista do tomador do empréstimo o juro pode ser considerado como o custo do capital. Se o tomador pretende utilizar o capital emprestado em um negócio qualquer, os juros pagos pelo empréstimo devem ser menores do que a receita prevista com o negócio.

2.3. Taxa de juros (i):
A taxa de juros é o parâmetro de cálculo dos juros, representa o coeficiente obtido da relação dos juros recebidos (J) e o capital

Relacionados