portadores do transtono defcit

310 palavras 2 páginas
TEMA
Portadores do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.

Conceituar TDAH em seus aspectos psicológicos e sociais; destacar pontos relevantes que caracterizam o TDAH para que o pedagogo possa obter um conhecimento mais amplo, em relação ao processo ensino aprendizagem em sala de aula onde possuam alunos com TDAH; e possibilitar atitudes por parte da família e instituição de ensino, para ajudar o aluno na apreensão da aprendizagem.

CONTEXTO DO PROBLEMA:
Este projeto de pesquisa se faz necessário pela relevância do tema no processo ensino aprendizagem, orientar os professores com dificuldade como lidar com alunos TDAH na escola e aceitação por parte de familiares pelo desconhecimento do que realmente seja transtorno de hiperatividade, confundindo a criança sem limites com hiperatividade. O hiperativo pode apresentar, além de muita agitação, dificuldades de atenção, concentração e impulsividade, parecendo estar voando ou fora do lugar. Estes sintomas de hiperatividade podem ser muito ou pouco pronunciados, tornando difícil para um leigo diferenciar uma criança agitada de uma hiperativa.

OBJETIVOS: *Identificar TDAH e suas implicações no processo ensino e aprendizagem. *Relatar a origem do termo TDAH * Buscar junto à instituição de ensino caminhos de aprendizagem mais eficazes.

HIPÓTESES:
*A criança com TDAH tem dificuldades de aprendizagem? Espera-se que este trabalho contribua de certa forma com o sucesso do processo ensino-aprendizagem da criança com transtorno de hiperatividade e déficit de atenção.
*Conhecer os sintomas e aprender a lidar com esse problema, que é um desafio para o docente, pois ele é responsável pela aprendizagem do seu aluno.
*Conscientizar a família que o tratamento ameniza bastante os sintomas, proporcionando ao portador de TDAH, a ter uma vida mais tranquila.

Relacionados

  • MANUAL CLINICO
    233974 palavras | 936 páginas