cubismo

Páginas: 8 (1867 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
O Movimento Cubista


Cristiane Regina
Prof. Rose
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Artes Visuais (ART 0128) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
23/06/2013

RESUMO

Este artigo desenvolve um estudo sobre um dos movimentos mais importante da arte moderna. Especificamente sobre o movimento cubista. Este movimento surgiu no século XX por influência do francês PaulCézanne que reduzia suas pinturas em formas geométricas como esferas, cones e cilindros. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A arte cubista rompeu com os padrões estéticos que buscavam as formas da imagem realista da natureza. Surgiu uma nova forma de expressão, onde seu objetivo era visto por diferentes ângulos aomesmo tempo. O artigo traz ainda o contexto histórico no qual o movimento foi concebido e desenvolvido. Para compreender o movimento apresentamos alguns importantes nomes que fizeram parte do movimento, além de Paul Cézanne, temos Georges Braque, Pablo Picasso e Juan Gris. Ainda, explicitamos as fases que compõe o movimento cubista.

Palavras-chave: Artes; Movimento Cubista; Cubismo.


1)INTRODUÇÃO

O cubismo é um estilo de pintura contemporânea, um conceito estético, uma maneira de expressar a realidade. Alguns consideram que o cubismo se originou pela influencia do pintor Francês Paul Cézanne que reduzia os volumes dos objetos a elementos geométricos básicos como o cilindro, o cubo e a esfera, introduzindo os elementos precursores do cubismo. Pablo Picasso e George Braque sãoconsiderados como os iniciadores deste movimento.
Dentre os principais nomes que fizeram parte do movimento cubista inclui-se também Juan Gris.
Neste estudo, pretende-se discorrer sobre os conceitos do cubismo, seus principais nomes e suas obras, as principais características que fazem surgir este movimento e sua contribuição para a arte.

2) MOMENTO HISTÓRICO

A transição do século XIX para oséculo XX instaurou no seio da sociedade européia transformações inimagináveis até então, ocasionada pela forte expansão industrial.
Isso provocou profundas mudanças nos hábitos humanos em geral, pois as novas condições dos grandes centros instauraram demandas desconhecidas que repercutiam na imaginação dos artistas.
Quando surgiu o cubismo a ciência estava em um momento crucial com a teoriaquântica e a relatividade. A quântica afirmou a hipótese atômica na qual o mundo é formado por entidades básicas, os átomos e as chamadas partículas elementares. A relatividade rompeu com os conceitos absolutos de espaço e tempo e unificou em um só: o espaço tempo de quatro dimensões. A ciência não é arte, nem vice-versa. Mas todas as atividades são influenciadas pelo contexto de uma época. O sersocial forma a consciência em seus diversos níveis e vertentes. A conscientização por sua vez pode levar a um processo de ruptura. Nada é absoluto. Tudo é relativo. Não há somente um ponto de vista para ver os objetos.
No início do século XX, os movimentos de vanguarda provocaram grandes transformações no cenário artístico. De um modo geral, eles alteraram significativamente as representaçõesespaço - temporais da natureza. Uma nova realidade surgiu das obras dos artistas destes movimentos. Ela deixou de ser uma estrutura organizada em linhas verticais ou horizontais. A pintura Cubista fracionou a apreensão da realidade, ao representar simultaneamente partes dos objetos que não poderiam ser vistas ao mesmo tempo e que até então estavam bem localizadas no espaço e definidas no tempo. Uma vezque os pedaços desse fracionamento não puderam mais ser reagrupados, a totalidade da percepção não se resumiria a uma mera soma das partes. Houve um assalto à noção de simultaneidade dos observadores.
Há ainda hoje, uma grande dificuldade para compreender e explicar a quarta dimensão espacial. Isso por que o conceito de uma quarta dimensão é algo freqüentemente descrito considerando suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cubismo
  • Cubismo
  • Cubismo
  • CUBISMO
  • Cubismo
  • Cubismo
  • Cubismo
  • CUBISMO

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!