Port1. sistemas operacionais
Software Livre, software de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. O conceito de livre ou aberto se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido com intenção de lucro (software comercial). Ao distribuir o software livre, o detentor dos direitos deve escolher uma licença de software livre que normalmente é anexada ao código-fonte. Esta licença informará quais os direitos que o autor estará transferindo e quais as condições que serão aplicadas.
Podemos mencionar inclusive sobre este contexto a ação de Richard Stallman na qual foi o fundador da Organização de Software Livre tendo como projeto base o GNU (GNU is not UNIX) onde o mesmo tinha por finalidade criar um clone melhorado do Unix, sendo necessário desenvolver a partir do zero, sem utilizar o código fonte do UNIX. Também encontramos mais duas organizações internacionais que são hoje as principais responsáveis pela proteção e promoção do software livre, a Free Software Foundation (FSF) e a Open Source Initiative (OSI), atuam também para garantir que os termos Free Software e Open Source sejam utilizados de forma correta.
2- Quais informações encontramos no arquivo mensagens encontrado na pasta /var/log?
Arquivo responsável pelo armazenamento das ocorrências no processo de inicialização do sistema operacional gravando de forma sequencial no arquivo as mensagens relacionadas à sua execução tanto sobre o conteúdo positivo quanto negativo relatando sobre forma de instruções.
3- O que é BIOS? Quais configurações podemos realizar nele?
BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS é