Porque a diversidade faz bem

Páginas: 11 (2716 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014
Embora o homem seja biologicamente igual em todo o mundo, o comportamento e os valores humanos diferem de acordo com cada cultura e até mesmo entre grupos de indivíduos numa mesma cultura. Além de existirem cerca de 6.000 povos em contato distribuídos pelo planeta, há "subgrupos" que se diferenciam quanto à religião, estilos de vida, opções sexuais, ideologias políticas etc. Esse conjunto dediferenças dá lugar a uma variedade de visões de mundo, valores, crenças, práticas e tradições que constituem a identidade de cada povo e o esplendor de sua presença no planeta. Porque a diversidade cultural é um precioso conjunto de experiências e inteligências, necessário às complexas formulações e atuações em várias áreas da vida humana, testemunhando sua singularidade e desenvolvimento histórico,pode-se pensa-la como um "código genético" que registra todo seu potencial de desenvolvimento social. Além de idiomas diferentes, cada povo desenvolveu distintas artes e mitologias, conhecimentos sobre meio ambiente, técnicas de cultivo da terra, tecnologias, medicinas e farmacologias, diferentes modos de organização social, de parentesco, de trabalho e troca, singulares estilos derelacionamentos, formas de religiosidade, de moradia, vestuário, alimentação, transporte etc, constituindo-se em repositório vivo de saberes, fazeres e de entusiasmo criador. Assim, entre as mais importantes tarefas que se impõem às nações – como combater a miséria e a desigualdade social, garantir os direitos humanos, preservar o meio ambiente e outras –, há esta, bastante complexa (e estratégica, pois influinas demais), que é a de compreender os múltiplos pensamentos sociais. Isso implica perceber e valorizar os muitos sentidos da diversidade cultural como força social e patrimônio de cada nação e da humanidade.
A Antropologia pensa o fato da diversidade cultural por meio de uma construção teórica que "produz" a dessemelhança no plano dos conceitos. Isso significa que quando a antropologia pensa adiversidade ela não pensa as diferenças observáveis, apenas, mas que atribui a esta noção um lugar específico na explicação dos fatos. A Antropologia tem como princípio metodológico que a diversidade não existe em si mesma, como fato real: para ela, diferença é uma categoria social e relacional que se constrói com base em experiências que se defrontam, cabendo ao antropólogo o esforço dedelineá-las a partir de seu ponto de vista teórico. Para a antropologia, ser diferente pressupõe o auto-reconhecimento e o reconhecimento social como tal; a dimensão da identidade (individual ou coletiva) leva sempre, portanto, à dimensão da alteridade. É isso o que define a dupla dimensão da identidade: o "ser igual, mas de outro jeito", percebendo-se semelhante aos outros e, ao mesmo tempo, afirmando aprópria diferença enquanto indivíduo ou grupo.
Desde o século passado tem havido um enorme esforço da Antropologia em demonstrar a unidade humana, estudando e comparando culturas e provando que as diferenças são formas de ordenação estrutural que correspondem a compreensões, formulações e soluções distintas de questões e de problemas semelhantes. No estudo comparativo das culturas o problemaprincipal tem sido o de elaborar categorias suficientemente amplas para serem aplicadas a todas as culturas que se estuda e, ao mesmo tempo, suficientemente específicas para diferencia-las ou assinalar similaridades que sejam mais que "aproximações". Este problema deu origem a duas posições sobre a interpretação da natureza da cultura: a que sustentava a relatividade ou particularidade das culturas e aque sustentava a universalidade ou generalidade das mesmas. Os relativistas extremados negavam que se pudesse elaborar categorias ou proposições que fossem ao mesmo tempo exatas e universais porque sustentavam que cada cultura era única e, portanto, devia ser analisada mediante suas próprias categorias. Segundo Franz Boas (1940), cada cultura é única porque é produto em parte da casualidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • porque se sujar faz bem
  • Poque a Diversidade faz bem
  • Os Urbanistas
  • Resumo do Texto Por que a diversidade faz bem
  • Resumo Texto Por que a Diversidade faz bem
  • texto diversidade cultural faz bem?
  • Porque Consumo De Peixe Faz Bem Sa De
  • ler faz bem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!