10 - Os segredos para uma boa comunicação verbal.doc

4595 palavras 19 páginas
OS SEGREDOS PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO VERBAL

Já vai longe o tempo em que saber falar em público era uma competência que só precisava ser dominada por palestrantes, oradores e porta-vozes de empresas.

A competitividade do mercado corporativo e a exigência pela formação mais completa tornaram a comunicação verbal uma ferramenta valiosa para quem deseja desenvolver-se profissionalmente.

Reinaldo Passadori decidiu, há mais de 20 anos, dedicar-se ao desenvolvimento desta competência em outras pessoas e criou o Instituto Passadori.

Acompanhe nesta entrevista exclusiva para o Jornal Estilo & Gestão RH as dicas do especialista para fazer uma boa apresentação e fugir dos obstáculos da comunicação verbal.

Estilo & Gestão RH Catho Online: Como começou seu trabalho com comunicação verbal?
Reinaldo Passadori: Começou quando eu era pequeno, quando minhas notas de Português eram conseguidas com aula de leitura em voz alta diante do grupo. É paixão de vida, sempre tive gosto por isso. Gostava de ler na frente da sala, interessei-me por rádio, era o orador da turma. Era muito cômodo para mim porque eu gostava disso. Fiz curso de oratória, também, durante quatro anos. Com 30, larguei tudo e fui me dedicar à realização do meu negócio, do meu sonho, que era montar uma escola de comunicação verbal. Estou com 54 anos de vida, ou seja, há quase 24 eu estou com o curso de comunicação verbal, que vem crescendo gradativamente desde que começou. Dediquei-me a esse segmento e a um trabalho que me realiza porque eu sinto que sou muito útil para as pessoas através daquilo que faço, e essa é minha grande realização. Sinto-me útil fazendo as pessoas serem melhores, melhores profissionais, mais bem preparadas para vida - não só para os negócios e para a vida profissional.

Estilo & Gestão RH Catho Online: Quando você começou a trabalhar com isso, a importância dada à comunicação era maior ou menor?
Passadori: Sinto que não havia tanta consciência como hoje, porque quem

Relacionados