PODER E POLÍTICA PSICOLOGIA

Páginas: 14 (3377 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA
FACULDADE DE DIREITO
PSICOLOGIA I




PODER E POLÍTICA







Trabalho apresentado à professora Denise Machado, na disciplina Psicologia I, Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, como requisito para obtenção de nota parcial do segundo trimestre











Salvador
2010
PODER E POLÍTICA


O poder éconsiderado um dos grandes fenômenos de diversas ciências como a ciência política, a sociologia e a psicologia. É apresentado dentro dessas vertentes, variando as perspectivas e suas bases de análise.

Definição de Poder

Poder (do latim potere) é o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dadacircunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.

Conceito sociológico

A sociologia define poder, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo que de forma não intencional ou se estes resistirem de alguma maneira.( exemplo : uma pessoa que é assediada por ser bela, não age diretamente para que seja desejada, mas de forma não intencional, influencia outrem aquerer –te ) Existem, dentro do contexto sociológico, diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.

Conceito político

A política define o poder como a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide coma autoridade, mas há poder político distinto desta e que até se lhe opõe, como acontece na revolução ou nas ditaduras.
Aspecto na visão da psicologia
A capacidade que “ A” tem de influenciar “ B “ fazendo com que “ B “ aja de acordo a vontade de “ A”.
A Psicologia acredita que talvez, o maior aspecto do elemento “ Poder “ seja a dependencia, quanto maior a dependencia, maior o poder, (exemplo de um indivíduo que quer o diploma na faculdade, mas precisa dos ensinamentos do professor e o aval do mesmo para a sua aprovação, pela psicologia, este indivíduo seria sib poder do professor).

Em suma, temos um grande autor que descreve com propriedade sobre a questão de poder , Alfred Adler nascido em Viena, 7 de fevereiro de 1870, sendo um grande psicólogo austríaco, fomentou algumascaracterísticas dignas de enaltecimento.
O exercício do poder por determinado indivíduo revela não apenas seu lado emotivo, mas toda a sua estrutura de personalidade, determinando se tal indivíduo encontra-se no que ADLER denominou de complexo de inferioridade ou superioridade, ambos são compensações de metas de poder insatisfeitas, sendo que no primeiro a pessoa fracassa em sua auto-estima eambição pessoal, para forçar do meio uma atenção e cuidados especiais, pois dita pessoa não aceita o senso de responsabilidade pessoal ou independência, no segundo caso, o desejo de superioridade acaba encobrindo qualquer temor ou inferioridade sentida, pois nada mais óbvio que adquirir poder para se provar que não se trata de um perdedor.
Outro aspecto essencial a ser lembrado é o de que o poder jamaisé um fator estático, mas puramente dinâmico. Embora quem detenha o poder na maioria das vezes não tolere críticas ou objeções, há uma ânsia desesperada para que sempre apareça um opositor, pois o mesmo servirá de válvula de escape para todos os impulsos agressivos e destrutivos, principalmente se for uma pessoa frustrada e extremamente infeliz que detenha o poder. Seria interessante os líderes dequalquer tipo de movimento conhecerem tal aspecto psíquico, pois talvez eles próprios sejam o prato principal para a função da manutenção do aparato do poder.
Porém, o poder não pode ser visto apenas através de uma ótica negativa, pois ele é fundamental no aspecto da segurança pessoal do indivíduo, sendo que a meta de vida de cada pessoa, passa pelo fato da mesma ter ou não poder para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poder na Política
  • Poder e politica
  • Poder e politica
  • Poder e politica
  • poder e politica
  • Poder e política
  • poder politica
  • Politica e poder

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!