Poder Disciplinar Foucault

Páginas: 7 (1701 palavras) Publicado: 4 de maio de 2014



O PODER DISCIPLINAR NA PERSPECTIVA DO TRABALHO OPERÁRIO

Grazielle Oliveira Do Nascimento*


Resumo: O artigo trata da analítica do poder disciplinar em Michel Foucault, tendo como foco seus efeitos no trabalho operário até o período contemporâneo. Aborda seus principais aspectos trazendo como exemplo o cenário fabril citado no filme “ A classe operária vai ao paraíso” e asconsiderações de Alexandre Mendes em sua tese apresentada à Universidade Estadual Paulista.
Palavras- chave: Poder. Disciplina. Operário.
I INTRODUÇÃO
Este artigo trata da noção de poder disciplinar presente na obra Vigiar e Punir de Michel Foucault. Tal temática assume significativa importância por contribuir para a compreensão de que as relações sociais e trabalhistas constituídas por relações depoder. Neste sentido, trata-se de um estudo da obra que envolve o aspecto da relação do poder disciplinar sob o cenário fabril.
Sendo assim, o objetivo desse estudo é fazer uma análise do poder em Vigiar e Punir, a partir das formas históricas do poder analisadas por Foucault relacionando-as ao cenário de trabalho das grandes fábricas.
O texto expõe a teoria de Foucault e suas definições, trazendooutros elementos relacionados à temática estudada, analisando como as técnicas disciplinares atuaram e atuam no cenário operário e capitalista.

II O PODER DISCIPLINAR E O TRABALHO OPERÁRIO
Uma técnica disciplinar produz efeitos individuais, tem seu foco no corpo, e o manipula, objetivando tornar suas forças úteis e ao mesmo tempo dóceis. É dócil um corpo que pode ser submetido, que pode serutilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado. A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados. (FOUCAULT, 2007).
Para Foucault, no decorrer dos séculos XVII e XVIII as disciplinas se tornam fórmulas gerais de dominação, que tem como finalidade principal um aumento do domínio de cada um sobre seu próprio corpo. “O corpo humano entra numa maquinaria de poder que o esquadrinha, odesarticula e o recompõe.” Nesse sentido aumenta as forças do corpo em termos econômicos de utilidade e as diminui em termos políticos de obediência. . Essa sujeição é obtida através de um saber e de um controle que constituem o que Foucault chamou de uma tecnologia política do corpo, microfísica do poder:


A invenção dessa nova anatomia política não deve ser entendida
como uma descobertasúbita. Mas como uma multiplicidade de processos
muitas vezes mínimos, de origens diferentes, de localizações esparsas, que
[...] Circularam às vezes muito rápido (entre o exército e as escolas técnicas ou os colégios e liceus), às vezes lentamente e de maneira mais discreta
(militarização insidiosa das grandes oficinas) [...](FOUCAULT, 2007,p.119).


O poder disciplinar assegurava adistribuição do indivíduos em um espaço, que tornasse possível sua separação, alinhamento, vigilância e sua organização em um campo de visibilidade.
Foucault comenta sobre “A Arte das Distribuições”, no qual afirma que a nova disciplina necessita da distribuição dos indivíduos no espaço, com uso de técnicas como o “quadriculamento”, em que cada indivíduo possui seu lugar e em cada lugar há um indivíduo. Nasfábricas esse principio se complica, é preciso distribuir os indivíduos num espaço em que se possa localizá-los e isolá-los articulando essa distribuição de acordo com as exigências do aparelho de produção. Essa distribuição deve possibilitar a vigilância geral e individual ao mesmo tempo, para que se observe a presença, aplicação, e a qualidade do trabalho do operário, além de compará-los entre esi e classifica-los quanto sua habilidade e rapidez. Desse modo, o corpo do operário é disciplinado e medido em seus movimentos harmonizados dentro do movimento da sociedade pela quantificação do tempo e medição do espaço.

Para Foucault o espaço tem papel organizador, ele tem a função de separar os indivíduos objetivando otimizar a produção. É no controle do tempo e do espaço, exercido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Foucault- O poder disciplinar e A Domesticação dos corpos.
  • Michel Foucault
  • Poderes disciplinar
  • Poder Disciplinar
  • Poder Hierárquico e Poder Disciplinar
  • Sociedade Disciplinar Foucault
  • fOUCAULT, PODER POLITICO E ETICA
  • FOUCAULT O PODER E O DIREITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!