planejamento de aula

Páginas: 8 (1975 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia

angelica cristina douglas laner
eliane radmann scherdien
JAIR AGRIPINO CORRÊA
taís pinto de oliveira














Produção textual - GRUPO




















Pelotas
2014

angelica cristina douglas laner
eliane radmann scherdien
JAIR AGRIPINO CORRÊA
taís pinto de oliveiraProdução textual – GRUPO:





Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas: Libras, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos e Projeto de Ensino.
Professores(s): Sandra Vedoato, Vilze Vidotti, Okçana Battini, Carlos eduardoGonçalves, Sandra Reis















Pelotas
2014

INTRODUÇÃO
O presente texto tem como objetivo estabelecer uma relação entre as leituras sobre e discussões realizadas durante o semestre estabelecendo uma análise através das entrevistas com um professor de Educação de jovens e adultos e um do Ensino Regular Fundamentalbuscando assim refletir sobre a dificuldade encontrada no espaço escolar ao tratar da experiência com educação inclusiva.
Também estabelecer a contribuição das disciplinas de Libras, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos e Projeto de Ensino farão parte dessa análise. Primeiramente apresentaremos uma análise das entrevistas com o professor de Educação de jovens e adultos e um do EnsinoRegular Fundamental e posteriormente faremos a análise da contribuição das disciplinas em questão.
O trabalho tem como objetivo investigar em que medida professores da Educação de Jovens e Adultos desenvolvem práticas pedagógicas voltadas para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
DESENVOLVIMENTO
Nossa questão –problema gira em refletir sobre a dificuldade encontradano espaço escolar ao tratar da diversidade.
Para buscar respostas a nossa reflexão buscamos entrevistar um professor do Ensino Regular Fundamental, a qual fiz os seguintes questionamentos:
- Quanto tempo de trabalho você possui no magistério? Qual é a sua formação? - Quanto tempo você trabalha no Ensino Regular Fundamental? - Você tem alunos de inclusão? Que tipo de deficiência possuem? - Queorientação você recebeu para trabalhar com aluno com eficiência? (Formação continuada, Curso, Acompanhamento...). - Quais as estratégias metodológicas você utilizou para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos? - Quais foram as principais dificuldades (rejeição, falta de infraestrutura...) e positividades (formação para o plural) ao realizar seu trabalho com aluno de inclusão?
Nessa primeiraentrevista a professora tem 14 anos de sala de aula e e formada em Pedagogia com duas pós-graduação e além disso já fez vários cursos de formação sobre alunos especiais como também trabalhou voluntáriamente em escolas especiais e a mesma tem várias experiências com alunos especiais.
Através desse texto faremos um comparativo, utilizando as discussões realizadas em aula e os materiais teóricosapresentados pelas disciplinas em questão. Partindo da analise das respostas da entrevistada e da concepção da interação professor x aluno e da importância do trabalho em equipe dentro da escola, a postura da Professora em relação a organização prévia do trabalho pedagógico na escola foi positiva visto que considerou que iria facilitar o denvolvimento do aluno nas atividades de sala de aula, pois,baseada nesta organização é que o professor amparado nas reflexões e discussões que segundo ela o pedagogo deverá organizar previamente antes de iniciar o ano letivo, no qual o grupo deverá fazer planejamentos sobre a “leitura” da sua “comunidade escolar” organizando e planejando espaços e atividades atendendo aos diversos tipos de pessoas que perpassam por ela, como as diversas etnias, pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento de aula
  • planejamento de aula
  • Planejamento de Aula
  • Planejamento de Aula
  • Planejamento de aula
  • Planejamento de aula
  • planejamento de aula
  • Planejamento de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!