PISA

Páginas: 17 (4107 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
PISA

O QUE É O PISA

O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) é um sistema de avaliação comparada desenvolvido e coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), havendo em cada país uma coordenação nacional. No Brasil, é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Oobjetivo do PISA é avaliar se os alunos de determinado país, a partir dos 15 anos, adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para a participação plena na sociedade contemporânea, em uma economia de mercado.
Esta avaliação acontece periodicamente, a cada três anos, e abrange três áreas do conhecimento: Leitura, Matemática e Ciências. Cada edição dá um maior enfoque em uma dessas áreas. Naedição de 2009, a matéria enfatizada foi Leitura. Em 2012, Matemática foi a contemplada. Em 2015, ano da próxima edição, será Ciências.
Cada prova é formada por perguntas objetivas e dissertativas. É uma avaliação que busca identificar a existência de certas competências e habilidades que, juntos, permitem resolver certos problemas individuais e situações da vida.
Através dos resultados obtidos porquestionários que são aplicados à escola e ao estudante, os governos de vários países envolvidos podem tentar melhorias nas políticas educacionais, procurando tornar mais efetiva a formação dos jovens para a vida futura e para a participação ativa na sociedade. No entanto, o modelo de elaboração do teste e a forma de cotejo das informações obtidas são passíveis de críticas, a serem feitas ao final.O Pisa 2012 avaliou mais de 25 mil estudantes, a avaliação aconteceu entre 02 e 31 de maio, em 902 escolas de todo o território brasileiro. As provas foram aplicadas para estudantes nascidos em 1996 (com 15 ou 16 anos de idade).
São poucos os resultados disponíveis para 2012 até o momento, encontramos relatórios para as avaliações de 2000 a 2009. O PISA 2009 foi aplicado a mais de 60 países detodos os continentes. O Brasil é o único país sul-americano que participa do Programa desde a sua primeira aplicação, no ano de 2000.

Países e Economias Participantes do Pisa

Estão relacionados na página da internet do PISA1 os seguintes participantes do exame (os países não integrantes da OCDE estão marcados com um asterisco): Albânia*, Indonésia*, Panamá*, Argentina*, Irlanda, Peru*,Austrália, Israel, Polônia, Áustria, Itália, Portugal, Azerbaijão*, Japão, Qatar*, Bélgica, Jordânia*, Romênia*, Brasil*, Cazaquistão*, Federação Russa*, Bulgaria*, Coréia do Sul, Sérvia*, Canadá, Quirguistão*, Xangai (China)*, Chile, Latvia*, Singapura*, Colômbia*, Liechtenstein*, Eslováquia, Slovak Republic, Costa Rica* (2010), Lituânia*, Eslovênia, Croácia*, Luxemburgo, Espanha, República Tcheca,Macau (China)*, Suécia, Dinamarca, Antiga República Iugoslava da Macedônia, Suíça, Dubai, Malásia* (2010), Taipei chinesa*, Estônia, Malta* (2010), Tailândia*, Finlândia, Mauritius* (2010), Trinidad and Tobago, França, México, Tunísia*, Geórgia (2010)*, Miranda* (Estado da Venezuela) – 2010, Turquia, Alemanha, Moldova* (2010), Emirados Árabes Unidos (exceto Dubai) - 2010*, Grécia, República deMontenegro*, Reino Unido, Hong Kong (China), Holanda, Estados Unidos, Hungria, Nova Zelândia, Uruguai*, Islândia, Noruega, Vietnã*.

O BRASIL NO PISA

Inicialmente, cabe ponderar, como esclarece a página do INEP, o Brasil participou de todas as edições do PISA até o momento, mas houve falhas na aplicação que tornam os resultados obtidos nas edições anteriores a 2009 menos consistentes e confiáveis,em razão de se colherem amostragens de universos menores. Apenas em 2009 é que isto foi melhorado:

Em 2009, com o objetivo de produzir médias estatisticamente mais confiáveis para os Estados brasileiros no Pisa, a amostra compreendeu os mesmos estratos e substratos, mas abrangeu um número maior de escolas e de alunos em cada Estado. No total, foram 950 escolas e 20.127 alunos.
No Pisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pisa
  • Pisa
  • Leonardo de pisa
  • torre de pisa
  • TORRE DE PISA
  • A Torre de Pisa
  • Torre de Pisa
  • torre de pisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!