Pisa

Páginas: 16 (3881 palavras) Publicado: 12 de abril de 2015
OS RESULTADOS DO PISA E O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO

Guilherme Sachs1

RESUMO
Este artigo apresenta um olhar crítico dos relatórios da OCDE em espanhol para os resultados do PISA. Alguns pontos do relatório são questionados e são apresentados outros que aparentam se contradizer, ao longo dos relatórios. Para tal, são selecionados alguns tópicos, entendidos como importantespara a discussão de formulação de políticas para a área de educação, baseadas nos resultados do exame.
Palavras-chave: PISA; avaliação da educação; competências e habilidades.


Introdução

Os resultados dos exames em larga escala, como o PISA, SAEB, ENEM, ENADE etc., são utilizados como argumentos de autoridade sobre a qualidade dos sistemas educacionais e, inclusive, subsidiam políticas públicaspara a área da educação.
O PISA, em particular, é o exame de maior influência, já que é o mais abrangente, em termos internacionais. Tal exame proporciona uma avaliação ampla acerca do desempenho dos estudantes na faixa de 15 anos. Porém, como qualquer avaliação, o PISA também possui limitações, impostas por diversos fatores, entre eles a metodologia, que nunca é perfeitamente adequada eimparcial.
Ainda assim, o PISA conquistou o status de suleador/norteador para o desenvolvimento de políticas para a educação em diversos países, entre eles o Brasil. Conforme a OCDE, o PISA é cada vez mais influente na política educativa de diversas regiões de todo o mundo (2005, p. 22). Em vista disto, é fundamental a produção de pesquisas, no âmbito acadêmico, para investigar as concepções do exame e asideologias explícitas e implícitas, a fim de criar um apoio/contraponto para as indicações de políticas educacionais.


1. O Exame

O PISA (Programa Internacional para a Avaliação de Estudantes - Programme for International Student Assessment, no inglês) é realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico). Seu objetivo principal anunciado é o de avaliar até queponto os alunos próximos ao fim da educação obrigatória adquiriram alguns dos conhecimentos e habilidades necessários para a participação plena na sociedade do saber.
As provas do PISA são aplicadas a cada três anos, buscando examinar o desempenho de estudantes nas áreas de leitura, matemática e ciências. Até o momento já foram realizadas três avaliações do PISA. Em cada avaliação é dado um enfoquemaior em uma das áreas (aproximadamente 66% da prova são destinadas à competência prioritária daquele ano e 17%, para cada uma das outras áreas). Em 2000, o foco principal foi a leitura; em 2003, a matemática; e, em 2006, as ciências. Uma segunda rodada de avaliações está prevista para 2009 (leitura), 2012 (matemática) e 2015 (ciências). O exame é idealizado de modo que se espera que seusresultados sejam a base para investigações e análises destinadas à construção de políticas educacionais.
Participaram do PISA 2000 os países membros da OCDE: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, ReinoUnido, República Tcheca, Suécia e Suíça. Além destes, os seguintes países não-membros da OCDE (países associados) também participaram do PISA 2000: Brasil, Letônia, Liechtenstein e Rússia. Em 2002, a avaliação de 2000 se completou, sendo realizada com os seguintes países não-membros da OCDE: Albânia, Bulgária, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Israel, Lituânia, Macedônia, Peru, Romênia e Tailândia.Em 2003 além dos 28 membros da OCDE já citados entraram para a avaliação os também membros Eslováquia e Turquía. Entre os associados, somaram-se Hong Kong, Indonésia, Macau (China), Sérvia e Montenegro, Tailândia, Tunísia e Uruguai. Países associados a outras avaliações do PISA, ainda em 2003, são: Albânia, Argentina, Azerbaijão, Bulgária, Cazaquistão, Colômbia, Croácia, Chile, Eslovênia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pisa
  • Leonardo de pisa
  • torre de pisa
  • TORRE DE PISA
  • A Torre de Pisa
  • Torre de Pisa
  • torre de pisa
  • Pisa na barata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!