Picles

Páginas: 7 (1724 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013
Mensagem anterior | próxima
De: Patricia Conexão
Assunto: O Drácula
Data: Sun, 6 Dec 2009 14:18:25 -0200


Turma segue a dinâmica do Drácula para quem quiser aplicar nas suas equipes.

Esta versão já esta arrumada, os dois grupos possuem chances iguais de competir. Os cartões devem ser recortados e entregue para cada grupo. A figura do lado direito é o grupo 1 e do lado esquerdo ,turma 2. Dando as infos em cartõezinhos as equipes terão o trabalho de organizar as infos. Ótimo para treinar organização , discernimento e planejamento.
O certo seria pedir para o grupo não só a entrega do dia da semana e o horário , mas Tb o esquema da viagem. Assim a equipe comercial pode entender a importância dos relatórios bem feitos.

Fico a disposição para qualquer duvida
BjsPatricia Santos
Av. Rio Branco, 404 Sl. 806 - Torre I
Centro - Fpolis - CEP: 88015-200
Fone/Fax: (48) 3224-0004
www.conexao.srv.br
www.patriciasantos.com.br

Drácula saiu do túmulo
RESUMO:
Exercício de solução de problemas, em que nenhum grupo tem todas as informações necessárias.
OBJETIVOS:
Liderança. Negociação. Solução de problemas. Formação de equipes.

MATERIAIS:
Cartões preparadospara cada grupo, conforme mostrado mais adiante.
Uma cópia de Drácula saiu do túmulo - Cenário para cada participante.
Uma cópia de Drácula saiu do túmulo - Roteiro para o Observador para cada equipe.
Uma cópia ampliada (ou transparência) da Folha Mestra.
Três áreas de trabalho, com cadeiras e mesas.
TEMPO:
2 horas
PROCEDIMENTO:
1. Informe aos participantes que eles terão de resolver umproblema. Então divida-os em dois grupos com aproximadamente o mesmo número de pessoas.
2. Entregue a cada pessoa uma cópia do Cenário para ler, e peça para cada grupo eleger um Negociador e um Observador. Dê aos observadores cópias do Roteiro.
3. Enquanto os observadores estiverem lendo seus Roteiros, distribua os cartões em cada grupo, conforme os modelos mais adiante, que mostram que cartõesirão para qual grupo. Tire eventuais dúvidas dos participantes. Neste momento, avise que não há penalidade alguma para quem der respostas ou raciocínios errados. Mande cada grupo para sua área, deixando o local neutro para os negociadores se reunirem, com espaço suficiente para acomodar os observadores também.
4. Decorrida uma hora, peça para pararem, mesmo se não tiver recebido nenhuma respostacorreta. Dê 30 minutos para os observadores compartilharem com os respectivos grupos o que viram, e convide os membros do grupo a darem suas reações a esses comentários.
5. Reúna todos os participantes para, com o auxílio da Folha Mestra (cópia ampliada ou transparência) examinarem o raciocínio para se chegar à resposta certa, destacando as informações que cada grupo não tinha, bem como o método parase resolver o problema.
6. Conduza um debate sobre:
- As reações dos participantes ao compartilharem informações dentro da própria equipe, e ao precisarem de informações da outra equipe,
- como este exercício reflete o que acontece em outros conflitos intergrupais que os participantes já enfrentaram,
- e o que cada equipe poderia ter feito para funcionar melhor, e...
- como isso pode seraplicado em outras situações.
VARIAÇÕES:
1. Dependendo da quantidade de pessoas, pode ser preciso fazer três grupos. Neste caso, a alocação das perguntas terá de ser modificada.
2. A natureza do problema é irrelevante. Pode-se usar algo mais diretamente relacionado com o trabalho (como as fases da construção de um prédio, um processo químico, um processo de documentação etc.). A característicaessencial é que cada grupo deve ter alguns dos elementos necessários para fazer uma série de afirmações numa seqüência lógica, para poder chegar a uma conclusão.
3. Se alguma informação for ocultada, pode-se ampliar o jogo, incluindo atividades a serem realizadas pelas equipes como "pagamento" por informações adicionais. Isso irá tornar o jogo muito mais longo e complicado.
CENÁRIO:
Um dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Picles
  • Picles
  • picles
  • picles
  • Picles
  • Picles
  • Picles
  • Picles Ovo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!