A vida de David Breinard

83226 palavras 333 páginas
AVIDA DE

DAVID
BRAINERD

Jonathan Edwards

PREFÁCIO

Por Jonathan Edwards Presidente da Universidade de Princeton - 1758

Existem duas maneiras para representar e recomendar a verdadeira religião e a virtude ao homem — uma é mediante a doutrina e o preceito; a outra é por instância e exemplo. Ambas são abundantemente usadas nas Sagradas Escrituras.

Deus também, na sua providência, tem-se inclinado a fazer uso de ambos esses métodos para trazer luz e motivações à humanidade para que ela cumpra seus deveres em todas as épocas. Ele tem, de tempos em tempos, levantado mestres eminentes para exibirem e darem testemunho da verdade pela sua doutrina e para se oporem aos erros, às trevas e à impiedade do mundo. Também tem levantado pessoas eminentes que têm deixado brilhantes exemplos daquela religião que é ensinada e prescrita na Palavra de Deus; exemplos esses que, no curso da providência divina, têm sido mostrados ao povo.

Temos um excelente exemplo desses na excelente pessoa cuja vida é publicada nestas páginas. Seu exemplo é visto com uma grande variedade de circunstâncias tendentes a prender a atenção do povo religioso. Ele foi o instrumento de um mui notável despertamento, uma maravilhosa e permanente alteração e transformação moral de pessoas que tornam a mudança peculiarmente rara e admirável.

No relato que se segue, o leitor terá a oportunidade de ver não so­mente quais foram as circunstâncias externas e notáveis desta pessoa, seu comportamento e como gastou seu tempo, dia após dia mas, também, o que se passava em seu próprio coração. Aqui, o leitor verá a maravilhosa mudança que ele experimentou em sua própria mente e em sua disposição; verá a maneira como aquela mudança foi operada, como continuou, quais foram suas consequências na disposição íntima dele, nos seus pensamentos, afeições e exercícios secretos, através de muitas dificuldades e provas por mais de oito anos.

Estou longe de supor que os exercícios e as experiências

Relacionados