Physis

Páginas: 2 (498 palavras) Publicado: 1 de junho de 2015
Physis: É um conceito fundamental do pensamento pré-socrático, contendo a noção do saber de um ente em sua mais ampla e profunda totalidade. Em sua expressão original, processo de surgir edesenvolver- se num constante e permanente movimento vital, confundindo-se com a própria força motriz de tal movimento. É considerada assim a expressão daquilo que é primário, fundamental e persistente,opondo-se ao que é secundário derivado e  transitório. Daquilo que brota e permanece num constante brotar e permanecer e pode ser experienciado em toda parte, mas não se confunde com os fenômenos que hojechamamos de naturais e reunimos na expressão natureza.
Arché: Significa a fonte, a origem e a raiz de todas as coisas da physis, de onde as coisas vêm e para onde vão. Além disso, pode sercompreendida como o princípio de uma coisa, que, embora intangível e indemonstrável, provê as condições de possibilidade da coisa. É muito valorizável, por ter a preparado para a formação de projetos eteorizações especulativas, além de adotar o conceito do ser de forma abstrata. Outros filósofos e escolas filosóficas pré-socráticas também discutiriam sobre a matéria-prima que dá forma à toda matéria nouniverso. 
Logos: A razão, a linguagem, a palavra. Logos designa a razão humana, o pensamento que busca compreender a physis; mas, a partir de Heráclito, logos também pode ser interpretado como a razãouniversal, fixa e imutável que ordena e organiza todas as coisas particulares e transitórias; o logos, neste sentido, é um princípio cosmológico. Que domina todo o universo e que faz possível a existênciade ordem e regularidade no acontecimento das coisas. Para o filósofo, logos também está presente em nós e que deve servir para guiar-nos na nossa conduta e como instrumento para o verdadeiroconhecimento.
Diferença: O pensamento mitológico precedeu a filosofia, mito é uma necessidade humana que tem sua origem no desejo de controlar o mundo, de superação do medo e da insegurança. É uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Physis
  • physis e devir
  • Physis e nomos
  • Physis e nomos
  • Physis na obra de aristoteles
  • Kosmos, Arché, Causalidade e Physis
  • Os Naturalistas ou Filósofos da Physis
  • OS “NATURALISTAS” OU FILÓSOFOS DA “PHYSIS”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!