physis

Páginas: 4 (912 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
Os pré-socráticos buscavam, além de falar sobre a origem das coisas, mostrar que a physis (naturezas) passava por constantes mudanças e que essas eram provocadas por alguma coisa que tentavamconhecer. Por causa das viagens marítimas, da invenção do calendário, da invenção da moeda, do surgimento das polis, da invenção da escrita e da política os gregos passaram a perceber que nada ocorria poracaso e que não existia a interferência de deuses relatados no período mitológico.
A cosmologia surgiu como a parte da filosofia que estuda a estrutura, a evolução e composição do universo, sendo aprimeira expressão filosófica apresentada no Período pré-socrático ou cosmológico. Suas principais características são: a substituição da explicação da origem e transformação da natureza através demitos e divindades por explicações racionais que identificam as causas de tais alterações, defende a criação do mundo a partir de um princípio natural e que a natureza cria seres mortais a partir de suaimortalidade.

No período em que a cosmologia prevaleceu, as pessoas acreditavam que a natureza somente poderia ser conhecida através do pensamento, ou seja, existia a necessidade de pensar para sechegar ao princípio de todas as coisas que forma, a partir de sua imutabilidade, seres sensíveis a transformações, regenerações, mutações capazes de realizar modificações quanto à qualidade equantidade. Tal mudança – Kínesis – significava tais modificações, além de significar movimentação e locomoção.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Chamam-se pré-socráticos os filósofos gregosanteriores a Sócrates e a denominação, embora o número de pensadores não seja tão pequeno e sua vivência tenham distâncias de muitos anos, tem um valor cronológico inicial de determinar o períodorepresentado (séc. 7 a 5 a.C.). Porém, há um conteúdo mais profundo traduzido pela formação de temas de conteúdo filosófico, os quais posteriormente são aprimorados e sistematizados. A síntese de passagem se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Physis
  • Physis
  • physis e devir
  • Physis e nomos
  • Physis e nomos
  • Physis na obra de aristoteles
  • Kosmos, Arché, Causalidade e Physis
  • Os Naturalistas ou Filósofos da Physis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!