pesquisa em serviço social

Páginas: 12 (2956 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014



Unidade de Salvador – Bahia
Curso de Serviço Social
Pesquisa em Serviço Social




Ivana Ribeiro Araújo da Cruz- RA: 389763
Jenilce da Conceição Mendes- RA: 402095



Projeto de Pesquisa
O USO DE DROGAS E OS IMPACTOS NO CONVÍVIO FAMILIAR
Tutor (a) Presencial: Martha Verônica da Silva








Salvador-Ba
2014
Ivana Ribeiro Araújo da Cruz
Jenilce daConceição Mendes





Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social como requisito parcial à disciplina de Pesquisa em Serviço Social da Universidade Anhanguera.
Tutor (a): Martha Verônica da Silva

















Salvador-Ba
2014

SUMÁRIO


1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo entender de que forma o uso abusivo das drogas interferem noconvívio familiar, e para isso foram feitos estudos bibliográficos em sites, livros, artigos, visitas em instituições que tratam dependentes químicos e entrevistas com familiares de usuários, com intuito de avaliar a importância do relacionamento familiar frente aos problemas das drogas, a sua prevenção, tratamento, quais estratégias e políticas públicas estão sendo implementadas pelo Estado paradiminuir o uso abusivo de drogas. Dentro deste contexto perceber a importância da família na recuperação e tratamento deste dependente químico. A adolescência é a ocasião em que o jovem busca a sua identidade, não mais seguindo as orientações dos pais, mais as relações construídas com seu grupo no qual está inserido. A primeira ligação com a droga pode acontecer por mera curiosidade, quando ojovem se sente inclinado a ter conhecimento sobre os efeitos que a droga produz ou então pela pressão do seu grupo social em que convive, para que ele haja de acordo com as regras do grupo para poder ser aceito. Nessa fase da adolescência é muito importante eles se identificarem com o grupo porque é uma fase em que ele está tentando progredir saindo da área da infância e da ligação com a família epara ele esse mundo novo é onde ele se tornará um adulto. Se no grupo há o costume de experimentar e consumir drogas, o jovem será coagido a fazer o mesmo sendo admitido como parte integrante.
A questão a resolver é que muitas vezes pode ter esse começo dentro da própria família com o uso de drogas licitas como o álcool, os cigarros, os medicamentos e outros produtos, as drogaslícitas são da mesma forma utilizadas para o bloqueio dos moldes sociais e determinados como forma de indisciplina a família, e como se comporta esses jovens que tem a necessidade de se colocar frente às regras.
1.2-REFERENCIAL TEÓRICO
O uso abusivo de drogas é uma questão que preocupa toda a sociedade a nível mundial pelo fato de ter apresentado um aumento significativo nasúltimas décadas do século XX, transformando-se, assim, em um fenômeno de massa e um grave problema social (Pratta & Santos, 2006).
Vários estudos apontam também a influência da família no envolvimento do jovem ás drogas (Schenker & Minayo, 2004; Rocha, 1988; Occhini & Teixeira, 2006). Tal influência da família pode ocorrer pela falta de compreensão e a indiferença dos pais para com osfilhos (Rocha, 1988), assim como a família tem grande importância no tratamento do dependente quimico. De acordo com Occhini & Teixeira (2006), os dependentes apresentam vários tipos de resistência ao tratamento, e a participação da família contribui para a superação dessas resistências, auxiliando, assim, no sucesso do tratamento destes.
Levando em consideração a influência dafamília no âmbito das drogas, o presente trabalho busca compreender os desafios enfrentados pela mesma, quando um de seus membros envolve-se com o uso de substâncias psicoativas e torna-se um dependente químico, como esta pode prevenir que seus membros usem drogas e como ela pode ajudar aqueles que já são dependentes químicos a recuperar-se.
Torna-se importante lembrarmos que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa em serviço social
  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
  • Pesquisa em Serviço Social:
  • Projetos de Pesquisa em Serviço Social
  • Serviço social Projeto de pesquisa
  • pesquisa em serviço social
  • Pesquisa em serviço social
  • Pesquisa em Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!