Pesquisa em Psicologia Insatisfação Sexual no ambiente de trabalho

Páginas: 13 (3086 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 RESUMO

Embora muitas pessoas digam estar satisfeitas com sua vida sexual, alguns padrões comportamentais manifestos sinalizaram que a satisfação sexual nem sempre é alcançada. Por meio desta reflexão é possível questionar se a insatisfação sexual não alteraria os padrões comportamentais do indivíduo, fazendo com que o mesmo tenha apatia aotrabalho, dores, irritabilidade, diminuição da criatividade ou em contrapartida uma busca desenfreada pelo prazer. A pesquisa apresentada teve por finalidade investigar se indivíduos insatisfeitos sexualmente desenvolvem alterações comportamentais no âmbito profissional e intelectual, para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de formulário com questões direcionadas a conduta doindivíduo no ambiente de trabalho. Participaram da coleta de dados onze pessoas, de ambos os sexos, que declararam estar insatisfeitas com sua atual vida sexual. Os resultados coletados apontaram que a insatisfação sexual não contribuiu significativamente para alterações de padrões comportamentais, pois a maioria dos entrevistados têm o hábito de se masturbar ou direcionam a pulsão/desejo paraoutras atividades que proporcionem prazer.

Palavras-chave: sublimação, pulsão, insatisfação sexual, trabalho, masturbação, ambiente profissional.
























INTRODUÇÃO

Embora muito se fale sobre sexualidade na contemporaneidade, pouco se estuda a respeito dos reflexos da insatisfação sexual na vida do indivíduo. Mesmo diante de inúmeras abordagensmidiáticas, ainda sim é complexo angariar voluntários para responder um formulário que investigue sobre os possíveis reflexos da insatisfação sexual na vida dos mesmos. Percebe-se um pudor logo na abordagem, o que faz com que muitos indivíduos que se encontram insatisfeitos sexualmente digam estar satisfeitos, para fugir do constrangimento da pesquisa. Já nas conversas em bares e espaços sociais há semprediálogos pautados nas queixas de solidão, da falta de apetite sexual dos parceiros, do desgaste do relacionamento, entre outros comentários.
Por meio dos argumentos apresentados anteriormente, faz-se necessária uma pesquisa para investigar se os indivíduos insatisfeitos sexualmente podem desenvolver algumas alterações de conduta no desempenho profissional, prejudicando de forma indireta a rotinatrabalhista. Nota-se que os conflitos internos podem tornar o indivíduo intolerante, depressivo, estressado, acometendo inúmeros trabalhadores de diversos segmentos. Embora, muitas vezes, os mesmos sejam medicados, pouco se sabe sobre a origem destes padrões, o que pode-se levar ao questionamento se tais padrões não seriam decorrentes da ausência de satisfação sexual.
Há inúmeras matérias emrevistas de grande circulação nacional, apontando os benefícios da satisfação sexual para o indivíduo, no livro “Amor e Orgasmo” Lowen (1988) cita em sua obra vários benefícios da atividade sexual dentre eles: vida mais longa, menor risco de doenças cardíacas, boa pressão arterial, menos chances de desenvolver câncer de mama, alívio de dores, controle de peso, melhores níveis de testosterona,diminuição dos efeitos desagradáveis da menopausa.
Diante das abordagens sobre a importância da satisfação sexual na vida do indivíduo, levantou-se a hipótese sobre os reflexos da ausência da satisfação sexual na vida dos mesmos. Segundo Pechorro, Diniz & Vieira (2009) a insatisfação sexual correlaciona-se de forma consistente, em ambos os sexos, com a falta de receptividade do companheiro aatividade sexual e a baixa frequência de coito. No entanto, para algumas mulheres a satisfação sexual esta ligada ao carinho e a intimidade com o parceiro, mesmo que se exclua o prazer orgástico, ou seja, o prazer proveniente do orgasmo.

“O orgasmo é mais do que descarga da excitação, é a resposta total do corpo, manifesta nos movimentos convulsivos do reflexo do orgasmo.” (LOWEN,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Insatisfação ambiente de trabalho
  • Satisfação e insatisfação no ambiente de trabalho
  • Assédio sexual no ambiente de trabalho
  • ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • Assédio sexual em ambiente de trabalho
  • A diversidade sexual e o Ambiente de trabalho
  • Assédio sexual no ambiente de trabalho
  • Crimes Sexuais No Ambiente De Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!