periodo imperial

Páginas: 9 (2047 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

PERÍODO IMPERIAL
(1822 - 1888)

Texto
Cronologia


 

(Texto)


      Para o professor Lauro de Oliveira Lima a vinda da Família Real representou a verdadeira "descoberta do Brasil" (Lima, [197_], 103). Ainda segundo o professor Lauro, "a 'abertura dos portos', além do significado comercial da expressão, significou a permissão dada aos 'brasileiros'(madereiros de pau-brasil) de tomar conhecimento de que existia, no mundo, um fenômeno chamado civilização e cultura" (Idem) 
      Em 1820 o povo português mostra-se descontente com a demora do retorno da Família Real e inicia a Revolução Constitucionalista, na cidade do Porto. Isto apressa a volta de D. João VI a Portugal em 1821. Em 1822, a 7 de setembro, seu filho D. Pedro I declara aIndependência do Brasil e, inspirada na Constituição francesa, de cunho liberal, em 1824 é outorgada a primeira Constituição brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a "instrução primária e gratuita para todos os cidadãos". 
      Em 1823, na tentativa de se suprir a falta de professores institui-se o Método Lancaster, ou do "ensino mútuo", onde um aluno treinado (decurião) ensina um grupo dedez alunos (decúria) sob a rígida vigilância de um inspetor. 
      Em 1826 um Decreto institui quatro graus de instrução: Pedagogias (escolas primárias), Liceus, Ginásios e Academias. E, em 1827 um projeto de lei propõe a criação de pedagogias em todas as cidades e vilas, além de prever o exame na seleção de professores, para nomeação. Propunha ainda a abertura de escolas para meninas. 
      Em1834 o Ato Adicional à Constituição dispõe que as províncias passariam a ser responsáveis pela administração do ensino primário e secundário. Graças a isso, em 1835, surge a primeira escola normal do país em Niterói. Se houve intenção de bons resultados não foi o que aconteceu, já que, pelas dimensões do país, a educação brasileira se perdeu mais uma vez, obtendo resultados pífios. Em 1880 oMinistro Paulino de Souza lamenta o abandono da educação no Brasil, em seu relatório à Câmara. Em 1882 Ruy Barbosa sugere a liberdade do ensino, o ensino laico e a obrigatoriedade de instrução, obedecendo as normas emanadas pela Maçonaria Internacional. 
      Em 1837, onde funcionava o Seminário de São Joaquim, na cidade do Rio de Janeiro, é criado o Colégio Pedro II, com o objetivo de se tornar ummodelo pedagógico para o curso secundário. Efetivamente o Colégio Pedro II não conseguiu se organizar até o fim do Império para atingir tal objetivo. 
      Até a Proclamação da República, em 1889 praticamente nada se fez de concreto pela educação brasileira. O Imperador D. Pedro II quando perguntado que profissão escolheria não fosse Imperador, respondeu que gostaria de ser "mestre-escola".Apesar de sua afeição pessoal pela tarefa educativa, pouco foi feito, em sua gestão, para que se criasse, no Brasil, um sistema educacional.

TOPO

(Cronologia)

ANO
HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA
HISTÓRIA
DO
BRASIL
HISTÓRIA
GERAL
DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA
DO
MUNDO
1821
 
· Anexação da Província Cisplatina. 
· D. João VI retorna a Portugal, deixando D. Pedro como Príncipe Regente.
  
1822
· O Decreto de 1o de março criava no Rio de Janeiro uma escola baseada no método lancasteriano ou de ensino mútuo. Ou seja, somente um professor para cada escola.
· D. Pedro declara a Independência do Brasil, tornado-se o primeiro Imperador do Brasil com o título de D. Pedro I.
 
 
1824
· A Constituição, outorgada pela Assembléia Constituinte, dizia, no seu artigo 179, que ainstrução primária era gratuita a todos os cidadãos.
 
 
 
1825
· É criado o Ateneu do Rio Grande do Norte. 
· É criado um curso jurídico provisório na Corte.
· Portugal e Inglaterra reconhecem a Independência do Brasil.
 
 
· Início da luta pela independência do Uruguai.
 
1827
· São criados os cursos de Direito de São Paulo e Olinda. 
· É criado o Observatório Astronômico. 
· Uma Lei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Périodo imperial
  • periodo imperial
  • A Educação no Brasil no período Imperial
  • Periodo Imperial politica
  • a sociedade brasileira no periodo imperial
  • PERIODO COLONIAL E IMPERIAL NO BRASIL
  • Educação no Período Imperial
  • Os negros no período colonial e imperial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!