Periodo imperial

Páginas: 5 (1134 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2014



CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA- UNIFOR- MG
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA











O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL E O ENSINO NORMAL










Deivid Péricles Pinto


FORMIGA/ 2014



CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA- UNIFOR- MG


















O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL E O ENSINO NORMAL











Pileti, NelsonCENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA- UNIFOR- MG















O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL E O ENSINO NORMAL


Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina de História da Educação ministrada pela professora Jane Almada.











FORMIGA- MG

SETEMBRO- 2014









SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 05
2 DESENVOLVIMENTO 06
3.CONCLUSÃO 08
4.REFERÊNCIAS 09



























1. INTRODUÇÃO

No império brasileiro, foi-se criado a educação profissional-técnico com intuito de intensificar a produção manufatureira, diferentemente da educação oferecida as classes mais privilegiadas que não se interessavam por esses cursos pois detinham de uma condição financeira em que lhes permitiam chegar aum curso superior.
Era oferecidos ao ploretariado os cursos voltado para a formação profissional com conhecimentos relativos à agricultura, à arte, e ao comércio.




























2 DESENVOLVIMENTO
No decorrer de todo o período do estado novo, embora, segundo a Constituição, Constituísse o primeiro dever do estado, o ensino técnico profissional continuouocupar uma posição subalterna em relação ao ensino secundário: era este que representava a estrada real que conduzia os filhos das classes dominantes à Universidade. Quem fizesse o curso profissional e pretendesse continuar seus estudos em nível superior, só poderia fazê-lo se completasse o curso secundário integral. Ou seja, nenhuma utilidade tinha o curso profissional em termos de continuidadedos estudos.era um curso de segunda categoria, “destinado ás classes menos favorecidas”.
De qualquer forma, foi só a partir da década de 40 que os diversos ramos do ensino profissional passaram a ter uma legislação nacional – as chamadas leis orgânicas: em 1942 foi regulamentado o ensino industrial ( Decreto-lei nº. 4073, de 30 de janeiro); em 1943, o ensino comercial (Decreto-lei nº. 6141, de 28de dezembro); e, em 1946 o ensino agrícola (Decreto-lei nº. 9613, de 28 de agosto). Da mesma forma que o secundário, esses três ramos do ensino – industrial, comercial e agrícola – desenvolviam-se em dois ciclos.
Também na mesma época foram criados o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através do Decreto- lei nº.4048,de 22 de Janeiro de 1942, e o Serviço Nacional deAprendizagem Comercial (Senac), por meio do Decreto- lei nº.8621, de 10 de Janeiro de 1946.
Tanto o Decreto- lei de 1942 – ensino industrial – quanto de 1946 – ensino agrícola - inclui um artigo especificado os interesses a que o ensino em questão deveria atender. O segundo, promulgado quase quatro anos depois, com a mudança de algumas palavras, é a cópia do primeiro, que determina:
“O ensino Industrialdeverá atender: 1.Aos interesses do trabalhador, realizando a sua preparação profissional e a sua formação humana; 2. Aos interesses das empresas, nutrindo-as, segundo as suas necessidades crescentes e mutáveis, de suficiente e adequada mão de obra; 3. Aos interesses da Nação, promovendo continuamente a mobilização de eficientes construtores de sua economia e cultura”. Estranhamente estesdispositivos não foram incluídos no Decreto- lei que regulamento o ensino comercial.
Quanto às finalidades do ensino profissional, os três Decretos- leis coincidem em relação a três delas que são as seguintes:
1. Formar profissionais aptos ao exercício de atividades específicas do setor.
2. Dar aos trabalhadores jovens e adultos não-diplomados uma qualificação profissional que lhes aumente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Périodo imperial
  • periodo imperial
  • periodo imperial
  • A Educação no Brasil no período Imperial
  • Periodo Imperial politica
  • a sociedade brasileira no periodo imperial
  • PERIODO COLONIAL E IMPERIAL NO BRASIL
  • Educação no Período Imperial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!