PERIODO COLONIAL E IMPERIAL NO BRASIL

Páginas: 10 (2430 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARIANA
EVANDRO ESMERALDINO
















HISTORIA DA ARQUITETURA NO BRASIL
PERIODO COLONIAL E IMPERIAL








Tubarão
2013
EVANDRO ESMERALDINO











HISTORIA DA ARQUITETURA NO BRASIL
PERIODO COLONIAL E IMPERIAL





Trabalho apresentado à disciplina historia teoria critica da arquitetura, do Curso deArquitetura e Urbanismo, da Unisul, como requisito parcial à obtenção da aprovação na disciplina.



Orientador: Arq. Ana Paula Cittadin




Tubarão
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................03
2 ARGUMENTAÇÃO TEORICA 04REFERÊNCIAS......................................................................................................................10



1 INTRODUÇÃO
O lote urbano colonial: A produção e o uso da arquitetura e dos núcleos urbanos coloniais baseavam-se no trabalho escravo, por isso mesmo o seu nível tecnológico era dos mais precários. As vilas e cidades apresentavam ruas de aspecto uniforme, com casas térreas e sobrados construídos sobre o alinhamento das viaspublicas e sobre os limites laterais dos terrenos. A arquitetura no século XIX conservando-se as formas de habitar dependentes do trabalho escravo, não havia margem para grandes mudanças. Todavia na corte a presença da missão cultura Francesa e a fundação da academia de belas-artes iria favorecer o emprego de construções mais refinadas. Um novo tipo de residência, a casa de porão alto, representavauma transição entre os velhos sobrados e as casas térreas.



















Pode-se afirmar com segurança que durante o período colonial a arquitetura residencial urbanas estava baseada em um tipo de lotecom características bastante definidas. Aproveitando antigas tradições urbanísticas de Portugal, nossas vilas e cidades apresentavam ruas de aspecto uniforme, com residências construídas sobre o alinhamento das vias publicas e paredes laterais sobre os limites dos terrenos. Não havia meio termo; as casas eram urbanas ou rurais, não se concebendo casas urbanasrecuadas e com jardins. De fato os jardins como os entendemos hoje, são complementos relativamente recentes, pois foram introduzidos nas residências brasileiras durante o século XIX.
No Pará ou Recife, em Salvador ou Porto Alegre encontram-se ainda hoje casas térreas e sobrados dos tempos coloniais, edificados em lotes mais ou menos uniformes, com cerca de dez metros de frente e de grandeprofundidade, numa época na qual as ruas com raras exceções ainda não tinham calcamento. A rua existia sempre como um traço de união entre conjuntos de prédios e por eles era definida espacialmente. A impressão de monotonia era acentuada pela ausência de verde, Inexistindo os jardins domésticos e públicos.
As casas eram construídas de modo uniforme e em certos casos, tal padronização era fixada nas CartasRégias ou em posturas municipais. Dimensões e número de aberturas, altura dos pavimentos e alinhamentos com as edificações vizinhas foram exigências correntes no século XVIII.
As técnicas construtivas eram geralmente primitivas. Nos casos mais simples as paredes eram de pau-a-pique, adobe ou taipa de pilão e nas residências mais importantes empregava-se pedra e barro, mais raramente tijolos ouainda pedra e cal. O sistema de cobertura, em telhado de duas águas, procurava lançar uma parte da chuva recebida sobre a rua e a outra sobre o quintal.
A simplicidade das técnicas denunciava, assim, claramente, o primitivismo tecnológico de nossa sociedade colonial: a abundancia de mão-de-obra determinada pela existência do trabalho escravo, mas ausência de aperfeiçoamento. As variações mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação no Brasil ( Período colonial x Imperial)
  • Os negros no período colonial e imperial
  • Brasil colonial e imperial
  • Brasil Colonial ou Imperial
  • A Educação no Brasil no período Imperial
  • Cotidiano no Brasil no período imperial
  • Instituições escolares no brasil colonial e imperial
  • Instituições Escolares no Brasil Colonial e Imperial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!