filariose

Páginas: 4 (895 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013

Filariose também conhecida como elefantíase é uma doença infecciosa, causada por um parasita de nome científico Wuchereria bancrofti. O parasita bloqueia os vasos linfáticos afetando toda acirculação do indivíduo. O membro infectado fica extremamente inchado, as pernas, por exemplo, quando são afetadas são comparadas com as patas de um elefante.
A Filariose ocorre através da picada de ummosquito infectado, que transmite as larvas do parasita para o ser humano. Indivíduos de todas as idades podem ser infectados.
Sintomas da Filariose
Febre elevada, dor de cabeça, urticária,intolerância a luz, dores musculares, zonas do corpo afetado extremamente dilatadas, tecido afetado áspero e grosso, ulcerações, inflamação dos vasos linfáticos, mal-estar e gordura na urina.
Formas de FilarioseFilariose das Pernas: A infecção tem início no dorso do pé e chega até ao joelho. A pele tem aspecto grosso, com ulcerações e inchaços que lembram a pata de um elefante.
Filariose do Saco escrotale do Pênis: É uma forma comum de filariose, que se caracteriza pelo aumento exagerado desses órgãos.
Filariose dos Braços, Mamas ou Vulva: A infecção desses órgãos é rara, porém quando acontecemdesenvolvem características semelhantes a da filariose das pernas.
Diagnóstico da Filariose
O diagnóstico pode ser feito através da observação clínica dos sintomas, através de exames de sangue, fluídoscorporais ou tecidos infectados que detectam a presença de larvas do parasita.
Geralmente o diagnóstico de filariose é tardio por que é uma doença que evolui lentamente ao longo dos anos.Tratamento para Filariose
Os indivíduos são tratados através de medicamentos anti-parasitas como o dietilcarbamazina. O tempo de tratamento depende da resposta do organismo aos medicamentos e das lesõescausadas pela doença, que variam de indivíduo para indivíduo.
Em casos específicos em que o tratamento medicamentoso não é eficaz, é necessário uma intervenção cirúrgica para a retirada dos parasitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filariose
  • Filariose
  • filariose
  • filariose
  • Filariose
  • filariose
  • filariose
  • Filaríose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!