Cultura Antropologia

Páginas: 6 (1303 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Nome: Cleber Augusto de Morais Aguiar RA: 71604 Turma: 01

Fichamento de Antropologia : Cultura

O termo cultura tem vários significados, para os antropólogos, cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade. Porém ela não se restringe apenas na antropologia, podendo assim sendoaplicada em outras áreas do saber humano.
Para alguns, cultura é comportamento aprendido; para outros, não é comportamento, mas abstrações do comportamento, mas abstração do comportamento; e para um terceiro grupo, a cultura consiste em idéias. Há os que consideram como cultura apenas os objetos imateriais, enquanto outros, ao contrario, aquilo que se refere ao material. Também encontram-seestudiosos que entendem por cultura tanto as coisas materiais quanto as não materiais.
Portanto a cultura, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques: idéias (conhecimento e filosofia); crenças (religião e superstição); valores (ideologia e moral); normas(costumes e leis); atitudes (preconceito e respeito ao próximo); padrões de conduta (monogamia, tabu); abstração do comportamento (símbolose compromissos); instituições (família e sistemas econômicos); técnicas (artes e habilidades); e artefatos (machado de pedra, telefone).
A cultura, para os antropólogos consiste em idéias, abstrações e comportamento.
IDÉIAS. Idéias são concepções mentais de coisas concretas ou abstratas, ou seja, toda variedade de conhecimentos e crenças teológicas, filosóficas, cientificas, tecnológicas,históricas, e etc.
Para alguns estudiosos, a cultura consiste em idéias, sendo, portanto, um fenômeno mental que exclui objetos materiais e o comportamento observável.
Concepção, segundo White, ingênua, pré- cientifica e ultrapassada.
Ex: Línguas, arte, mitologia etc.
ABSTRAÇÕES: Consiste naquilo que se encontra apenas no domínio das idéias, da mente, excluindo-se totalmente das coisas materiais.Vários autores afirmam que a cultura é uma abstração ou consiste em abstrações, ou seja, coisas e acontecimentos não observáveis, não palpáveis, não tocáveis.
COMPORTAMENTO: São modos de agir comuns a grupos humanos ou conjuntos de atitudes e reações dos indivíduos em face do meio social.
Inúmeros antropólogos consideram a cultura como comportamento aprendido, característico dos membros de umasociedade, uma vez que o comportamento instintivo é inerente aos animais em geral.
De modo geral a cultura se constitui dos seguintes elementos: conhecimentos, crenças, valores, normas e símbolos.
Conhecimentos. Todas culturas, sejam simples ou complexas, possuem grande quantidade de conhecimentos que são cuidadosamente transmitidos de geração em geração.
Os conhecimentos, geralmente, sãopráticos. Por exemplo, os indivíduos aprendem principalmente aquilo que lhes permite a sobrevivência, ou seja, obtenção de alimentos.

CRENÇAS: Crença é aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente. Consiste em uma atitude mental do individuo, que serve de base á ação voluntária. Embora intelectual, possui conotação emocional.
Há crenças falsas e verdadeiras, dependendoda evidencia certa, efetiva ou de aparências enganosas.
Há três tipos de crenças:
Pessoais: as proposições aceitas por um individuo como certas independentes das crenças dos demais.
Ex: acreditar em lobisomem
B) Declaradas: As proposições que uma pessoa aparenta aceitar como verdadeiras em seu comportamento público, e que as menciona apenas para defender ou justificar suas ações perante osoutros.
Ex: Favorável a democracia, a igualdade dos sexos etc.
C)Publicas: as proposições que os membros de um grupo concordam aceitam e declaram como suas crenças comuns.
Ex: O mistério da encarnação para os cristão: reencarnação para hindus e espíritas etc.
VALORES: O termo valor, de modo geral, é empregado para indicar objetos e situações consideradas boas, desejáveis, apropriadas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia E Cultura
  • Antropologia e cultura
  • antropologia e cultura
  • Antropologia
  • Antropologia e Cultura
  • Cultura antropologia
  • Antropologia e cultura
  • ANTROPOLOGIA CULTURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!