Antropologia e Cultura

Páginas: 10 (2376 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DIREITO
ANTROPOLOGIA




LUCAS OLIVEIRA VIANNA









CULTURA COMO OBJETO DA ANTROPOLOGIA







BAGÉ
2014
LUCAS OLIVEIRA VIANNA



CULTURA COMO OBJETO DA ANTROPOLOGIA


Trabalho apresentado para fins avaliativos na disciplina de Antropologia, do curso de Direito da Universidade Regionalda Campanha.
Orientação: Prof.ª Maria Helena G. Dias de Oliveira,


















BAGÉ
2014
RESUMO

O trabalho visa identificar os conceitos de cultura adotados por diferentes autores, e relacioná-los com o estudo da Antropologia, percebendo sua importância, relevância, pertinência e contribuição como objeto de estudo desta. Extrair-se-á dos diferentes conceitos umaideia pessoal, e, posteriormente, será abrangida a relação da cultura com o estudo do Direito.

























Conceito dos autores

Introdução

A cultura tem sido abordada por diversos estudiosos, que lhe atribuíram uma miríade de conceitos diferentes. Para se ter uma ideia, há, atualmente, 164 definições para o termo. Para Talcott Parsons, os antropólogosdevem aceitar uma concepção estrita e única de cultura, limitada a fatores que a influenciam: relações sociais, personalidade, ideias e valores. Só assim, será a Antropologia uma matéria independente de outras como a sociologia ou a psicologia. Frente à ambiguidade que há para definir o termo cultura, vê-se a necessidade de observar seu significado segundo os diversos autores.


Cultura e seussignificados

Superficialmente, percebe-se dois significados básicos para o termo cultura; um singular: “formação individual da pessoa humana”, e outro coletivo: “conjunto de obras humanas”. Esse segundo, seria o conjunto de normas, hábitos e comportamentos que regem o modo de vida humano. Nota-se também, que é necessário analisar uma cultura sem levar em consideração o sistema de valores queestá inserido aquele que analisa. Uma forma rudimentar de construir ferramentas é cultura tanto quanto uma pintura de Picasso.
Edward Tylor apresentou em 1871 o primeiro conceito para cultura: o complexo de obras humanas que abrange conhecimento, crença, arte, moral, costumes e todos outros hábitos adquiridos pelo homem que vive em sociedade. Muitos estudiosos consideraram esse conceito muitoabstrato e amplo. O fato é que após ele, muitos outros surgiram. Para Ralph Linton a cultura da sociedade é a soma de ideias, reações emocionais, relacionadas a padrões de comportamento que seus membros adquiriram. Franz Boas dizia que cultura são todas reações e atividades que caracterizam o comportamento dos membros de um grupo. Já Malinowski acreditava que a cultura é um composto de instituiçõessemi-autônomas e coordenadas, que conjuntamente tende a satisfazer todas necessidades fundamentais, instrumentais e integrativas da sociedade. Parsons, definia cultura como um discurso simbólico coletivo sobre crenças, valores, e conhecimentos; todo grupo tem sua cultura, com valores específicos, que a torna distinta de outras. Clifford Geertz pensava que cultura é um sistema de significados esímbolos, nos quais os indivíduos descrevem seu mundo, julgam, e comunicam-se.
Os elementos da cultura (valores, práticas, crenças, entre outros) variam de sociedade para sociedade, por isso não se pode definir cultura como algo único, singular, e sim como uma pluralidade.

Surgimento da cultura

A cultura é o que difere os homens dos animais, é o que nos separa da natureza e denota nossa capacidadeintelectual. Não é possível, porém, estabelecer-se com precisão onde surgiu a cultura. Alguns estudiosos acreditam que isso ocorreu quando inventou-se as leis; outros, quando instituiu-se leis com pena de morte; outros, acreditam que esta se deu quando começou a comunicação através de símbolos, a invenção da escrita.

Cultura e valores

Os valores são as propriedades mais essenciais da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia E Cultura
  • Antropologia e cultura
  • antropologia e cultura
  • Antropologia
  • Cultura Antropologia
  • Cultura antropologia
  • Antropologia e cultura
  • ANTROPOLOGIA CULTURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!