perfil do consumidor

Páginas: 14 (3312 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2014
Capítulo 16 – Entendendo as Estatísticas de Risco

O risco pode ser entendido pela capacidade de se mensurar o estado de incerteza de uma decisão mediante o conhecimento das probabilidades associadas à ocorrência de determinados resultados ou valores.
A ideia de risco, de forma mais específica, está indiretamente associada às probabilidades de ocorrência de determinados resultados emrelação a um valor médio esperado. É um conceito voltado para o futuro, que revela uma possibilidade de perda.
As decisões financeiras não são tomadas em ambiente de total certeza com relação a seus resultados. Na verdade, por estarem essas decisões fundamentalmente voltadas para o futuro, é imprescindível que se introduza a variável incerteza como um dos mais significativos aspectos do estudo dasfinanças corporativas.
Toda vez que a incerteza associada à verificação de determinado evento possa ser quantificada por meio de uma distribuição de probabilidades dos diversos resultados previstos, diz-se que a decisão está sendo tomada sob uma situação de risco.
O risco é representado pelo desvio padrão, ou variância, indicando-se o valor médio esperado representativo do comportamento observado.Assim, ao se tomarem decisões de investimento com base num resultado médio esperado, o desvio-padrão passa a revelar o risco da operação, ou seja, a dispersão das variáveis (resultados) em relação à média.
16.1. Eficiência do mercado
No contexto de um mercado financeiro eficiente, o valor de um ativo é reflexo do consenso dos participantes com relação a seu desempenho esperado. Na hipótese deeficiência, o preço de um ativo qualquer é formado com base nas diversas informações publicamente disponíveis aos investidores, sendo as decisões de compra e vendas tomadas com base em suas interpretações dos fatos relevantes.
Um mercado é eficiente quando seus preços refletirem todas as informações disponíveis. No conceito de eficiência, os preços dos ativos estão em equilíbrio, e se ajustamadequadamente de acordo com as novas informações.
O preço de um ativo reflete o que se conhece sobre o seu desempenho. Ao desconhecer qualquer novo projeto da empresa gerador de riqueza, o novo valor adicionado não se inclui no preço da ação. Por exemplo, uma indústria, ao comunicar a aquisição de uma concorrente estratégica, prevendo altos ganhos de sinergia, transmite esta expectativa para o preçode mercado de suas ações. O mercado é geralmente sensível às novas informações introduzidas, e isso se reflete na valorização dos papéis negociados. Caso as negociações se mantivessem em sigilo, o mercado desconheceria a informação e não incorporaria no preço de mercado da ação o novo valor.
Toda nova informação relevante trazida ao mercado tido como eficiente tem o poder de promover alteraçõesnos valores dos ativos negociados, modificando seus livres preços de negociação. Esse comportamento extremamente sensível dos preços de mercado ensina que projeções que venham a ser efetuadas com relação a determinado cenário futuro devem sempre incorporar novas informações esperadas, e não somente se basear em dados verificados no passado.
O conceito de eficiência de mercado não implica apermanente presença de preços perfeitos (preços “justos”) dos diversos ativos transacionados. A exigência básica desses mercados é de que os preços não sejam tendenciosos, ou seja, formados de acordo com alguma intenção e interesses individuais.
O que caracteriza o mercado eficiente é a competitividade entre os investidores e o conhecimento das informações. Ross argumenta que quanto mais uminvestidor souber a respeito de uma empresa, maiores são as suas chances de realizar ganhos: pode comprar ações de empresas das quais tenha boas notícias e vender aquelas em que descobriu más notícias.
Por exemplo, mercados bem organizados e com alto volume de negociações, como o mercado financeiro de Londres e a Bolsa de Valores de New York, podem ser considerados como mercados eficientes. Apesar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Perfil do consumidor
  • Perfil de consumidores
  • Perfil do consumidor
  • Perfil de consumidores
  • Perfil do consumidor
  • Perfil do Consumidor
  • perfil do consumidor
  • Perfil consumidor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!