PCN Matematica

Páginas: 7 (1667 palavras) Publicado: 18 de abril de 2014
Costa Lisboa, Paula Andréa da. PARÂMETROS Curriculares Nacionais
(1ª a 4ª série): matemática/Secretaria de Educação. Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF,1998.142 p.

O presente trabalho visa destacar algumas das ideias básicas dos PCNs em Matemática, e trazer algumas reflexões sobre o mesmo. Basear-me-ei em uma das publicações do MEC, através da Secretaria de EducaçãoFundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais, Matemática, volume 3 (1998).
Na 1º parte, o PCN faz uma breve análise histórica da Matemática no Brasil, algumas considerações acerca do conhecimento matemático e do aprender e ensinar Matemática no Ensino Fundamental, os objetivos gerais, os conteúdos de Matemática e a avaliação na Matemática no Ensino Fundamental, além dos princípios norteadores para otrabalho a ser realizado no mesmo.
Históricamente, a Matemática surgiu na Antiguidade por necessidade da vida cotidiana, converteu-se em um imenso sistema de variadas e extensas disciplinas. Como as demais ciências, reflete as leis sociais e serve de poderoso instrumento para o conhecimento do mundo e domínio da natureza. A Matemática está presente em todas as situações, se olharmos ao nossoredor pode perceber sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. Seu desenvolvimento está ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir o novo, investigar situações, é a ciência do raciocínio lógico.
Atualmente, a Matemática consiste a ciência mais importante do mundo moderno, sendo abordada desde asséries iniciais. Sua relação com o cotidiano exige das pessoas conhecimentos mais amplos da disciplina por isso deveram dar uma maior atenção ao seu estudo na escola.
As ideias básicas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais em Matemática refletem, muito mais do que uma mera mudança de conteúdos, uma mudança de filosofia de ensino e de aprendizagem, como não poderia deixar de ser. Apontampara a necessidade de mudanças urgentes não só no o que ensinar mas, principalmente, no como ensinar e avaliar e no como organizar as situações de ensino e de aprendizagem.
O papel da Matemática no Ensino Fundamental como meio facilitador para a estruturação e o desenvolvimento do pensamento do(a) aluno(a) e para a formação básica de sua cidadania é destacado.''...é importante que a Matemáticadesempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.
A seleção e a organização dos conteúdos matemáticos representamum passo importante no planejamento da aprendizagem e devem considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças para ampliá-los.
A preocupação fundamental dos PCNs em relação à área de matemática é a de que, politicamente, o aluno possa construir seu conhecimento e assim gerar possibilidades reais em relação à sua própria cidadania e a sua capacidade crítica, parainfluir no meio social.
Sobre a seleção e organização dos conteúdos, parece ser a preocupação dos PCNs o estudo dos números e das operações do espaço e das formas, e o estudo das grandezas e medidas para a construção e coordenação do pensamento lógico matemático, da criatividade, capacidade de análise, e o raciocínio, para que as pessoas sejam capazes de resolver problemas de seu cotidiano.
Dessemodo numa discussão e sobre seleção e a organização de blocos de conteúdos tem como perspectiva mais ampla, ao procurar identificar não só os conceitos mas também os procedimentos e as atitudes a serem trabalhados em classe, o que terá certamente um enriquecimento ao processo de ensino e aprendizagem.

A variedade de conexões que podem ser estabelecidas entre os diferentes blocos, ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pcn de matematica
  • Pcn matemática
  • Pcn de matemática
  • PCN MATEMATICA
  • PCN Matematica
  • Pcn-matematica
  • Pcn de matemática
  • Pcn matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!