Paulo freire

Páginas: 6 (1415 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
PAULO FREIRE: O PAI DA EDUCACAO



Bruna Vieira Marques

Professor Tutor Externo: Nayara Gonçalves
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia Ped 0105 – Modulo IV
26/04/2012



RESUMO


Este trabalho irá abordar sobre o autor e educador Paulo Freire, tendo como objetivo aprofundar-nos sua história, seu método e suas obras. Compreendendo a importância de seumétodo para a educação não só no Brasil, mas em outros países também. Para a realização deste trabalho, foram feitas pesquisas em livros, internet, revistas, entre outros.


Palavras-chave: Paulo Freire, método, trabalho.



1 INTRODUÇÃO


Uma obra que analisa bem as escolas que romperam a cultura escolar “tradicional” no Brasil é “Escola Alternativa: pedagogia da participação”, de MaraLúcia Bastiani.
Nele a autora também analisa o movimento contracultural colocado em marcha pelos jovens nos anos 60 a 70 do século XX, que, no Brasil da ditadura militar, manifestou-se sobretudo pela Tropicália.
Bastiani aborda as escolas alternativas no Brasil, mas coloca o foco na experiência educativa da Escola Saparicuá, localizada em Florianópolis e dirigida pela AssociaçãoCultural Sol Nascente.
Além das discussões desses textos, minhas alunas e alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra “Escola Praia do Riso: uma experiência de educação como prática da liberdade”, ministrada pela coordenadora pedagógica dessa escola – a professora Kátia Bittencourt Borges.
A Escola Praia do Riso, localizada no bairro de Coqueiros da capital catarinense,construiu uma prática educativa democrática –  inspirada na Summerhill e fundamentada especialmente nas pedagogias de Célestin Freinet e de Paulo Freire –, que tem um espaço não-escolar, trabalha com projetos e dá foco nas atividades coletivas dentro e fora da sala de aula.
A professora Kátia sublinha que a Escola Praia do Riso foi instituída como um movimento de resistência à ditadura militare, por isso, dá muito destaque à questão da cidadania.
O conhecimento das escolas alternativas contribui para vislumbrar um modo diferente de fazer educação, mas também para problematizar a escolarização “tradicional”. Pelo fato de ser radicalmente diferente, a vida (escolar) alternativa provoca reflexões. 



2 PAULO FREIRE



Paulo Reglus Neves Freire, nasceu no dia 19de setembro de 1921, em Recife, Pernambuco. Onde logo cedo pode experimentar as dificuldades de sobrevivência das classes populares. Paulo, diferente de poucos, concluiu o primário e o colegial. No ano de 1941, Paulo iniciou a carreira do magistério, no colégio Oswaldo Cruz. Iniciou dando aula de Língua Portuguesa. Em 1943, ingressou na faculdade de Direito, no Recife. Trabalhou no SESI ( ServiçoSocial da Indústria ) e no Serviço de Extenção Cultural da Universidade de Recife.
Ele foi quase tudo o que deve ser como educador, de professor de escola a criador de ideias e métodos. Sua filosofia educacional expressou-se primeiramente no ano de 1958 na sua tese de concurso para a Universidade de Recife e mais tarde como professor de História e Filosofia da Educação da Universidade, bemcomo em suas primeiras experiências de alfabetização como a de Angicos – RN em 1963.
Sua coragem de colocar em prática um autentico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação, fez dele um dos primeiros brasileiros a serem exilados.Em 1968, no Chile, escreveu seu livro mais conhecido, Pedagogia do Oprimido. Também deu aulas nos Estados Unidos e na Suíça e organizou planos de alfabetização em países africanos. Com a anistia, em 1979, voltou ao Brasil, integrando-se à vida universitária. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e, entre 1989 e 1991, foi secretário municipal de Educação de São Paulo. Freire foi casado duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo Freire
  • paulo freire
  • paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!